Por Catarina Rodrigues


Luís Patrício é o mais recente professor doutorado na UBI

Luís Manuel Gomes Patrício, docente na UBI há cerca de 15 anos, prestou provas de doutoramento no passado dia 24 de Junho. "Estabilidade de um Sistema Dinâmico Sujeito a Forças Não Conservativas" foi o tema da tese apresentada.
O docente deu um exemplo prático para explicar a aplicabilidade da investigação realizada. "Se eu quiser estudar um reservatório de água tenho que me assegurar que ele não vai ruir e nesse caso este estudo sobre as forças não conservativas é importante", refere.
Perante as investigações já existentes nesta área a tese acrescenta algo novo. "Para determinados valores da dita força e de características que definem a estabilidade de um sistema há um conjunto de pontos em que este pode ter um comportamento que satisfaz não havendo perigo de ruir ou em contrapartida pode haver perigo devido a uma ruptura do reservatório", explica Luís Patrício.
"Daí a importância do estudo que pode ser aplicado aos mais variados casos", acrescenta.
O júri das provas foi constituído por António Gomes, professor catedrático da Universidade Católica, Vassili Sarytchev, professor catedrático convidado da Universidade da Beira Interior, Avelino Passos Morgado, Paulo Oliveira e Rui Oliveira professores associados da UBI, Maria Carlota Gonçalves e Alessandro Margheri, professores auxiliares da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Os arguentes da prova foram Vassili Sarytchev e Alessandro Margheri.