História e Cultura









Coimbra






Por João Rodrigues




Coimbra é uma cidade que junta de uma forma muito interessante história e cultura. Construída nas duas margens do rio Mondego Coimbra é este ano a Capital Europeia da Cultura. Foi nesta cidade que D. Dinis mandou construir a mais antiga universidade que Portugal possui e a terceira mais antiga do mundo, sendo por isso o centro português onde se concentram mais estudantes. Mas não só os estudantes e o ensino têm uma importância acrescida nesta localidade, também os hospitais e a medicina de Coimbra são dos mais procurados do País.
Rica em monumentos, a cidade tem um património histórico que passou por vários séculos. Nela podem visitar-se os conventos de Santa Clara-a-Velha e Santa Clara-a-Nova encontrados na margem esquerda do Mondego na freguesia de Santa Clara, a principal praça de Coimbra onde se encontra o mosteiro de Santa Cruz, várias esplanadas e lojas. Também os antigos paços da Universidade de Coimbra e o aqueduto são dignos de visita.
Os espaços verdes também marcam presença nesta cidade, sendo os principais o Jardim Botânico, o Jardim da Sereia e a famosa Quinta das Lágrimas, palco de lendas e romances. O parque temático Portugal dos Pequenitos é também um ponto obrigatório de visita. Lá pequenos e graúdos podem ver reproduções dos mais famosos monumentos e construções típicas do País.
O Exploratório de Coimbra, o Museu de Arte Sacra da Universidade, o Museu Nacional Machado de Castro e o Museu da Física são outros locais a não perder. Relativamente perto, no concelho de Condeixa-a-Nova, mas ainda no distrito de Coimbra existem as maiores e mais conservadas ruínas romanas portuguesas de uma antiga cidade chamada Conímbriga. Ao lado das ruínas encontra-se o Museu Monográfico que conserva os achados materiais mais pequenos e mais importantes.
São estas delícias que fazem da capital da Beira Litoral um cartão de visita para portugueses e estrangeiros.