A Câmara da Covilhã procede agora à consulta de mercado para saber qual a instituição bancária que oferece melhores condições
Com voto contra da oposição
Autarquia contrai mais um empréstimo

Um milhão e 500 mil euros é o valor do empréstimo que a autarquia pretende contrair. Uma proposta que mereceu o voto contra do vereador Miguel Nascimento por considerar que a situação financeira da Câmara caminha para "um nível insustentável".


Por Catarina Rodrigues


Foi aprovado na última reunião do executivo camarário, na sexta feira, 4, o início do processo para a contracção de um empréstimo no valor de um milhão e 500 mil euros. Foi a primeira vez que Miguel Nascimento, único vereador da oposição na Câmara da Covilhã, votou contra um empréstimo, assumindo uma divergência com a maioria PSD, nesta matéria.
"A Câmara atinge assim a sua capacidade de endividamento para este ano" lembra Nascimento. O socialista frisa que "apesar do relatório feito pela Direcção Geral das Autarquias Locais permitir um empréstimo neste valor, a saúde financeira da autarquia não é nada famosa".
O presidente da edilidade, Carlos Pinto, explica que este reforço é necessário face às várias obras em curso. O autarca lembra que não se deve confundir a capacidade de endividamento atribuída por lei com a suspensão dessa mesma lei, que foi o que o Governo fez".
Mas, para Miguel Nascimento, "a Câmara não pode estar sistematicamente a contrair empréstimos, porque esta situação caminha para um nível insustentável". O vereador da oposição não nega que a autarquia tem feito obra, mas sublinha que "os próximos executivos vão passar o tempo a pagar dívidas deixadas neste mandato e no anterior".
Nascimento lamentou ainda o facto deste ponto não ter sido agendado na ordem de trabalhos. "Apenas foi incluído no próprio dia da reunião", explica. "Documentos desta importância devem dar entrada nos serviços competentes para que o vereador da oposição tenha tempo de os analisar", termina. Agora decorre o processo de consulta de mercado para saber quais as instituições bancárias que oferecem melhores condições.