Por Eduardo Alves


A Praça do Município foi mais uma vez o espaço escolhido para o concerto

Sinfonia em Sol de Emanuel Bach foi a melodia que serviu para abrir mais um concerto dos alunos da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI). Um evento que teve lugar no passado sábado, dia 5 de Julho na Praça do Município da Covilhã.
Os 32 músicos participantes encheram de sonoridades a noite covilhanense. Perante um auditório de varias centenas de pessoas, a orquestra de cordas, dirigida por António de Oliveira e Silva interpretou a Sinfonia em Sol M, de Carl Emanuel Bach e também Allegro di molto - Poco adagio - Presto, do mesmo compositor. No que diz respeito a músicas contemporâneas, este conjunto da EPABI optou por interpretar Ernani Aguiar. Algumas das composições deste brasileiro, autor de Quatro momentos, Tempo de maracatú, Tempo de cabocolinhos, Lento e Marcha foram reproduzidas na Covilhã.
Quanto à orquestra de sopros, cuja direcção esteve a cargo de António Costa, coube o preenchimento da segunda parte do espectáculo. Dourak, Bizet ou Francisco Pinto são alguns dos nomes de músicos, cujas obras foram interpretadas pelos alunos da escola profissional de artes. A iniciativa surgiu no ano passado e tem como promotores, o estabelecimento de ensino e a autarquia. Dar nova vida e maior animação ao centro da cidade é um dos objectivos deste evento. Para tal, algumas iniciativas musicais da EPABI passam agora a realizar-se na Praça do Município.
O presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, garante que no Verão do próximo ano haverá concertos no centro da cidade em todos os fins de semana entre os meses de Junho e Agosto. Nas iniciativas ao ar livre está inserido uma ópera.