Por Daniel Sousa e Silva


Aida Brito viu a sua tese ser aprovada com distinção

"O Impacto das Estratégias Adoptadas na Performance Financeira: O Caso das Empresas da Beira Interior" é o título da tese de mestrado apresentada, na passada sexta feira, dia 4, por Aida Brito, licenciada em Gestão. A discussão da dissertação, que decorreu no Pólo IV da UBI (Ernesto Cruz), teve como arguente João Veríssimo de Oliveira Lisboa da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
"A minha tese consistia em averiguar as consequências das estratégias empresariais na performance financeira", elucida Aida Brito. Esta usou como base de trabalho 26 empresas da Guarda.
A mestranda esclarece que o objectivo da gestão financeira dado pelo senso comum é incorrecto." Não é simplesmente a maximização do lucro, mas, na verdade, a maximização do valor da empresa".
A maior dificuldade que Aida Brito encontrou ao longo do desenvolvimento da sua tese foi a pesquisa junto das empresas. "Eu expandi o meu estudo a partir de entrevistas pessoais e as empresas nem sempre têm disponibilidade para tal", explica.
Aida Brito foi aprovada com distinção. A mestranda alegra-se em dizer que sabido o resultado, a sensação que tem "é de alívio, é uma preocupação que desaparece".
O júri da prova foi constituído por João Lisboa (arguente), Ventura de Mello Sampayo (orientador), professor catedrático da Academia Militar e Zélia Maria da Silva Serrasqueiro, professora associada da UBI.