Cantar Galo
Freguesia recebe estrada em dia de aniversário

Carla Loureiro
NC / Urbi et Orbi


A estrada entre os Penedos Altos e o Lameirão espera só o visto do Tribunal de Contas para arrancar. A "boa prenda" foi dada a conhecer no domingo, 29 de Junho, durante o almoço comemorativo do 14º aniversário da elevação de Cantar Galo a freguesia. A infra-estrutura rodoviária, cujo projecto é da autoria da Câmara Municipal da Covilhã, está prevista nascer junto à Barroca do Lobo, passando pela fábrica Fernando Antunes. Daí estão previstos dois ramais, um até à Rua Celeste David e o outro até ao Lameirão de Baixo. Com 710 metros de extensão, a estrada, cuja construção está já adjudicada à empresa José António Maurício, vai custar perto de 350 mil euros e terá um prazo de execução de 240 dias. Terá seis metros e meio de faixa de rodagem e 1,5 metros de passeios, além de iluminação, telefones e recepção de águas pluviais. Está, assim, respondido o anseio da população, que, há mais de 30 anos, reivindicava esta rodovia.
Para o presidente da Junta, Carlos Sousa, "Cantar Galo, apesar de ter sido esquecido nos últimos anos e ter entrado num certo marasmo, volta a erguer-se". O autarca, no entanto, faz a radiografia da freguesia e chega à conclusão de que ainda há muito a fazer.
"Reconheço que esta freguesia ainda não está dotada de tudo aquilo a que tem direito", declara Joaquim Matias. O vereador na autarquia covilhanense, apesar de invocar que o "momento não é dos melhores", deixa a promessa de que, na área do associativismo, a sede do Unidos do Lameirão vai ser concluída. Tal como a vedação do campo do Estrela da Pousadinha e ainda a construção de uma pequena pista de atletismo na Escola Integrada de São Domingos.