As instalações do Departamento de Engenharia Civil vão acolher também os novos alunos de Arquitectura
Arquitectura a caminho
"Tudo a postos"

As condições para o funcionamento da nova licenciatura da UBI em Arquitectura estão asseguradas. Os responsáveis defendem que o curso está preparado para responder "às novas necessidades do mercado". O director vai ser, segundo Victor Cavaleiro, "um nome sonante a nível nacional".


Por Daniel Sousa e Silva


"A licenciatura de Arquitectura vai completar um conjunto de escolas que a UBI tem vindo a desenvolver nos últimos anos, diz Victor Cavaleiro, presidente do Departamento de Engenharia Civil da UBI. O curso vai contar já a partir do próximo ano lectivo com 40 vagas. O novo curso foi criado "debaixo do tecto de Engenharia Civil", dando origem ao Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura.
A aprovação de vagas já era há muito desejada, porque, nas palavras de Victor Cavaleiro, "não existe uma escola de arquitectura num raio de 200 quilómetros, tornando-se assim uma mais-valia não só para a UBI, mas para toda a região da Beira Interior".
O presidente do Departamento de Engenharia Civil assegura que está tudo a postos para o arranque sem problemas da licenciatura. "Em termos físicos, existe um espaço muito bom e possuímos componente humana à altura", afirma. A licenciatura vai utilizar o espaço do curso de Engenharia Civil, mas Victor Cavaleiro não põe de parte a hipótese de novo futuro "ser necessário espaços autónomos".
O corpo docente de Engenharia Civil possui mais de 50 por cento de doutorados, por isso Victor Cavaleiro garante que a leccionação de disciplinas do novo curso está facilitada.
Os alunos de Arquitectura vão encontrar um conteúdo programático inovador. "Vai-se fazer algo diferente dos outros cursos existentes no País. Através de um cruzamento programático, vão-se criar arquitectos a falar a mesma linguagem dos engenheiros civis". O curso de Arquitectura faz uma ponte entre a UBI, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil e a Universidade de Valladolid.
O nome do director de curso de Arquitectura ainda não será revelado, porque, segundo Victor Cavaleiro, "é uma pessoa sonante a nível nacional". Para além dos docentes de departamento, Arquitectura tem já assegurada a presença de arquitectos de renome nacional, como é o caso de António Pereira.
Um dos objectivos da nova licenciatura é também dar uma formação adicional aos arquitectos existentes na região através de pós-graduações.