Uma caminhada até ao mar




Figueira

da

Foz



Por Catarina Rodrigues



A agitação citadina é grande na Figueira da Foz, mas vai ficando longe à medida que se caminha em direcção ao mar. Ao todo são apenas 400 metros que separam a marginal das águas da praia, mas com o calor do Verão essa distância parece muito maior. A caminhada vale realmente a pena. E tudo está pensado para que o percurso seja facilitado. Ao longo do caminho foram sendo construídos passadiços com vários bancos e sombras, o que torna a viagem bem mais apetecível e certamente diferente de uma ida a qualquer outra praia do País. Já na praia de Buracos, mesmo ao lado, a distância que separa a praia da marginal é bem mais reduzida.
A extensão do areal é o mote perfeito para a realização de vários desportos. Radicais ou não, espaço é o que não falta e a oferta é variada. A Figueira acolhe todos os anos o "Mundialito de Praia" que atrai centenas de pessoas. A ciclovia é ainda outro atractivo que se estende ao longo da praia e vai terminar no "Oásis", com grandes palmeiras que se erguem em pleno areal e fazem lembrar um verdadeiro deserto.
Com todas as características de uma grande cidade, a Figueira da Foz dispõe de um conjunto de monumentos que permitem descobrir um pouco mais da sua história. Uma viagem pelo "Comboio da Figueira" permite conhecer muitos destes pontos. O forte de Santa Catarina, as muralhas da fortaleza de Buarcos e o Palácio Sotto-Mayor são apenas alguns exemplos.
O Centro de Artes e Espectáculos é outro espaço a não perder. Um edifício moderno inaugurado em Junho de 2002, onde podem ser encontradas as mais variadas exposições de pintura e não só. A nível de espaços verdes o destaque vai para o Jardim das Abadias e para o Jardim Municipal.
À noite a grande movimentação encontra-se nas ruas que dão acesso ao casino da Figueira, palco de grandes espectáculos. Como não podia deixar de ser, neste local o visitante pode encontrar a sala de jogos tradicionais, a sala das máquinas automáticas, as roletas francesa e americana e muito mais.
Nesta zona são múltiplos os bares e restaurantes que juntamente com animação de rua e os concertos ao ar livre fazem as delícias dos turistas. Também os bares da marginal são um bom convite ao convívio depois do jantar.