O espaço do Pavilhão da ANIL foi pequeno para acolher convenientemente todos os participantes
Exposição sectorial
Covifeira estimula mercado da Covilhã

A 15ª edição da Covifeira decorre mais uma vez em conjunto com a centenária Feira de São Tiago. A organização espera que as duas feiras se complementem


Por Daniel Sousa e Silva


"Uma demonstração do interesse que o mercado da Covilhã tem para um conjunto de empresas, produtos e serviços." É assim que Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã (CMC), caracteriza a realização da 15ª edição da Covifeira, Feira Industrial e Comercial da Covilhã. A feira, organizada em conjunto pela Associação Nacional da Indústria dos Lanifícios (ANIL) e pela CMC, decorre de 19 a 27 de Julho.
O certame sectorial conta com cerca de 80 expositores dos mais variados ramos, como os electrodomésticos, a decoração, o mobiliário, o material de escritório e informática, a construção. Para além de empresas, a feira acolhe organismos relacionados com a indústria da região e instituições públicas e privadas. Os interessados em visitar a Covifeira vão poder encontrar o pavilhão da ANIL aberto ao público das 15 horas às 23 horas até ao dia 27 de Julho.
O presidente da ANIL, José Robalo, vê a 15ª Covifeira como "o continuar das anteriores edições, em mais uma semana de mostra do potencial dos empresários da Covilhã". O empresário espera que "as pessoas possam vir ao pavilhão da ANIL passear e divertirem-se".
José Robalo, enaltece a participação de 10 a 15 empresas novas, dando como exemplo o restaurante, que tem a finalidade de "servir os visitantes da melhor forma possível".
Para Carlos Pinto, "só com a expansão para o dobro do espaço que existe actualmente vai ser possível responder à quantidade de pedidos que chegam ao gabinete da ANIL". O edil covilhanense espera conseguir a construção de um novo pavilhão nos próximos anos, "para se conseguir responder a todos os pedidos de participação". O autarca diz que para já "existe apenas o projecto de expansão, numa parceria entre a CMC e a ANIL".
José Robalo, é da mesma opinião de Carlos Pinto. "Se o projecto para a construção do novo pavilhão não se concretizar rapidamente existem programas planeados que não vão poder ser realizados", lamenta. "O investimento de mais de um milhão de euros só vai ser possível com a ajuda do Governo", assegura José Robalo. O presidente da ANIL pensa que a expansão merece ser apoiada, já que "o pavilhão da ANIL é aquele que tem mais dinamismo na região".
Ainda não existe uma data prevista para a construção do pavilhão. "Embora o projecto vá ser lançado num futuro muito próximo, existem muitas fases intermédias de aprovação que fogem ao nosso controlo", elucida Robalo.


Feiras simultâneas

Carlos Pinto visitou todos os expositores da Covifeira

A Covifeira decorre em simultâneo com a tradicional Feira de São Tiago, que já existe há 592 anos. Em terrenos da Rua do Centro de Artes, mesmo ao lado do pavilhão da ANIL, pode-se encontrar uma feira de cariz popular, com comércio de pequenos produtos, como bugigangas, e também bares improvisados, caravanas de farturas e os carrosséis que fazem as delícias dos mais novos.
A junção da Covifeira e a Feira de São Tiago é considerada uma mais-valia por Carlos Pinto, presidente da CMC, para quem se deve aproveitar as sinergias de visitantes das duas feiras. "Julgo que é útil realizar-se uma feira de actividades económicas, como a Covifeira, e uma com um cunho mais popular e de lazer, como a Feira de São Tiago. Este modelo já deu provas em captar milhares de pessoas em anos anteriores, por isso não vejo vantagens em se voltar ao modelo antigo de se realizarem as feiras em alturas diferentes", declara o edil covilhanense.
O futuro da Feira de São Tiago passa pela sua transferência para um novo local, o prometido Jardim do Lago. "Um local com melhores condições para acolher uma feira deste género", considera Carlos Pinto.