Por Catarina Rodrigues


A Praça do Município foi decorada a rigor

[ver fotos]

Bruno Saraiva e Paula Alexandra foram um dos dez casais que "deram o nó" na edição deste ano dos Noivos de S. Tiago. À semelhança do que fez a sua irmã gémea Cristina Saraiva o ano passado, Bruno decidiu concorrer à iniciativa promovida pela Câmara da Covilhã e foi um dos seleccionados. "Se não fosse esta oportunidade não teria casado", explica. Uma ideia partilhada por outro par de noivos. Luís Correia e Dina Matos já eram casados pelo Civil há seis anos. "Está a ser o dia dos nossos sonhos", referem acrescentando que foi uma cerimónia muito bonita", repartida com mais nove casais.
No domingo, 20, os noivas saíram da Câmara da Covilhã em direcção à igreja de S. Tiago. Percorreram a Praça do Município entre uma passadeira de flores com algumas centenas de pessoas a assistir.
Maria do Rosário Rocha, vereadora da Cultura considera que "mais do que cultural esta é uma iniciativa social". A responsável acrescenta ainda o apoio que foi dado pelos patrocinadores, que "apesar das dificuldades económicas que o País atravessa não deixaram de dar a sua colaboração".
O presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto assegura que o essencial desta iniciativa vai manter-se no próximo ano, o que inclui o número de casais participantes. "Aumentar esse número poderia cria algumas dificuldades operativas", explica.
"Pegámos numa ideia que esteve cerca de 30 anos abandonada e hoje é uma data que a Covilhã já não dispensa", lembra o autarca acrescentando que "esta é sobretudo uma atitude de solidariedade para com aqueles que mais precisam".
Após a cerimónia religiosa, o "Copo de Água" foi realizado no Hotel Mélia Confort D. Maria. A edição 2003 dos Noivos de São Tiago custou à Câmara da Covilhã cerca de 20 mil euros. A autarquia teve ainda o apoio de alguns comerciantes do concelho que se associaram à iniciativa.