Por Catarina Rodrigues


Pelo menos até 2006 a PSP não mudará de instalações

O projecto da futura esquadra da PSP da Covilhã continua por acabar. Foi esta a última informação dada ao presidente da autarquia Carlos Pinto a quem tinha sido prometido que até ao Verão seria lançado o concurso público para a construção da obra. "Constato uma atraso nestas estruturas que é de uma passividade enervante", refere o edil.
A única explicação que Pinto encontra para justificar o atraso é " a tentativa do Estado em reduzir as despesas". O autarca mostra-se um pouco crítico em relação à actuação do Governo do seu partido, mas também em relação ao Governo anterior.
"Esta obra já devia estar pronta e ainda nem o projecto está concluído", frisa Carlos Pinto. O autarca lembra no entanto que já em 1998 foi assinado na Câmara da Covilhã, com Jorge Coelho, o protocolo de cedência de terrenos. Os ministros da Administração Interna mudaram mas a situação da Polícia de Segurança Pública covilhanense continua por resolver.
"Não compreendo é que haja dinheiro para mandar polícias para o Iraque e não há dinheiro para fazer o quartel da PSP da Covilhã", desabafa o presidente da Câmara.
Nos últimos tempos a delegação da Covilhã do Sindicato dos Profissionais de Polícia tem vindo frequentemente a público referir a falta de condições da esquadra actual cujas instalações se encontram degradadas. A opinião é partilhada pela autarquia que continua à espera de um resposta do Ministério da tutela. Na melhor das hipóteses, o projecto poderá ser concluído até ao final deste ano e a obra adjudicada em 2004, o que significa que a infra-estrutura só estará concluída em 2006.