A cidade da Covilhã não terá nenhuma empresa municipal de turismo
Requalificação das Penhas da Saúde e zona histórica
Aposta no turismo cultural

Para além do aldeamento de montanha nas Penhas da Saúde a Câmara da Covilhã irá apostar no turismo cultural. Uma forma de responder às tendências que se registam neste domínio.


Por Catarina Rodrigues


Ao contrário do que se está verificar com os concelhos do Fundão e Belmonte, a Câmara da Covilhã não avançará com a criação de empresas de turismo. A garantia foi dada pelo presidente da autarquia Carlos Pinto. O edil considera que enquanto membros da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), "essa ideia não tem lógica".
O presidente da autarquia covilhanense adianta que o turismo cultural poderá ser uma das vertentes em que a Câmara vai apostar nos próximos tempos. "Há uma tendência cada vez maior das pessoas para conhecer a história e a cultura das cidades", frisa. Carlos Pinto refere como exemplo disso a requalificação que está a ser feita na zona histórica e sublinha que o Museu da Covilhã, em fase de realização de projecto "poderá criar uma procura turística importante".
Pinto recorda que "a Câmara tem vindo a dedicar maior atenção ao aldeamento das Penhas da Saúde". A primeira fase de recuperação foi inaugurada o ano passado. "O objectivo é tornar as Penhas da Saúde mais atractivas com uma perspectiva de paisagismo e de ambiente estético", sublinha. A autarquia está já a avançar para a segunda fase de requalificação daquela zona que consiste na área que se situa entre as piscinas e o hotel.
A intervenção já foi adjudicada ao arquitecto Caldeira Cabral e inclui os arruamentos, o arranjo paisagístico, as zonas verdes e saneamento básico, para depois se decidir onde se pode construir habitação e outros equipamentos.
"É uma decisão importante", refere Carlos Pinto que espera que até ao início do próximo ano o projecto para essa fase esteja pronto. Nessa altura a autarquia irá analisar os fundos comunitários a que poderá recorrer. As obras de requalificação irão custar cerca de 3 milhões e meio de euros.
O presidente da Câmara da Covilhã considera no entanto que o turismo não pode ser o único sector a ser apoiado. "é importante ajudar a indústria têxtil e a Universidade por exemplo", salienta acrescentando que "é saudável ter uma economia diversificada".