O vereador apresentou de imediato uma queixa crime
Pelo cumprimento de uma acção legal
Vereador agredido na via pública




Por Catarina Rodrigues


João Esgalhado, vereador do Urbanismo e Habitação na Câmara da Covilhã, foi agredido na passada quinta feira, 17 pelo arquitecto Helder Oliveira. O motivo da agressão prendeu-se com o facto do arquitecto não ter gostado de uma decisão tomada pela autarquia covilhanense.
Helder Oliveira tinha instalado junto da sua casa, situada no Bairro Belo Zêzere, uma infra-estrutura onde, ao que tudo indica, iria funcionar uma atelier de arquitectura. "O município considerou que o local era impróprio para o efeito" explica João Esgalhado, "e notificou o proprietário para que retirasse o contentor, como tal não aconteceu foi posteriormente contactada uma empresa que o fizesse".
O arquitecto não aceitou a decisão e agrediu o vereador verbal e fisicamente em plena via pública. João Esgalhado recorreu mesmo a cuidados médicos, mas encontra-se bem de saúde. "Foi uma vingança pelo cumprimento de uma acção legal por parte da Câmara", conta. "Agora o culpado terá que se explicar em sede própria", salienta Esgalhado que apresentou de imediato queixa crime na GNR.
"Um acto intolerável", foi assim que Carlos Pinto, presidente da Câmara, classificou a atitude de Helder Oliveira. "O vereador fez cumprir a lei e foi agredido com premeditação, agora espera-se que os tribunais possam aplicar a sanção devida em casos destes", conclui.