Paulo Reis foi avaliado por especialistas nacionais na área da Engenharia Mecânica
Doutoramento pioneiro
"A melhor cola"

Os estudos de Paulo Reis podem ser aplicados em muitas áreas da indústria devido ao baixo custo dos materiais em causa. A indústria automóvel é um exemplo de possível uso.


Por Daniel Sousa e Silva


Paulo Nobre Balbis dos Reis, docente da UBI, prestou, na passada sexta feira, dia 18, provas de doutoramento. A sua tese intitula-se "Resistência de uniões estruturais em prolipropileno reforçado com fibra de vidro".
"Em termos leigos, o meu estudo debruça-se sobre a aplicação de juntas coladas de prolipropileno reforçadas com fibra de vidro, um material muito popular, mas muito difícil de colar", esclarece Paulo Reis. Os estudos nesta área são praticamente inexistentes, por isso a investigação é considerada por Paulo Reis "um trabalho de inovação".
A maior dificuldade e também a maior satisfação que Paulo Reis encontrou ao longo da sua investigação foi encontrar a cola mais adequada para as matérias em análise. "Foi óptimo quando encontrei esta cola (tipo bostic), que se apropria bem e com resultados óptimos", revela Paulo Reis.
A nível prático, a tese de doutoramento de Paulo Reis pode-se aplicar em muitos ramos da indústria, nomeadamente a indústria automóvel ou a aeronáutica.
O júri das provas foi constituído por Carlos Augusto Gomes da Moura Branco, professor catedrático do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, José António Martins Ferreira, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Tessaleno Campos Devezas, professor associado da UBI, Melvin Orde Wingate Richardson, professor do Department of Mechanical and Manufacturing Engineering of the Portmousth University (Reino Unido), Jo´se Domingos Moreira da Costa, professor auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Fernando Jorge Ventura Antunes, professor auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, e José Luís Soares Esteves, professor auxiliar da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Os arguentes da tese foram Carlos Augusto Gomes Moura Branco e Tessaleno Campos Devezas.