A vida de Brian




de
Terry Jones



 

Por Daniel Sousa e Silva



"Ele não é o Messias. É apenas um rapaz muito mal comportado." (mãe de Brian)

Brian nasceu em Nazaré no dia de Natal. Os três reis magos aparecem e começam a distribuir as suas oferendas. No entanto, reparam que a estrela se desloca um pouco mais à frente, por isso pegam em tudo de volta e seguem caminho. Num estábulo mesmo ao lado do de Brian nasce Jesus Cristo. É este o destino de Brian, por toda a sua vida ser confundido com o Messias.
Num salto de 33 anos, Brian encontra-se na Judeia conturbada pela ocupação dos romanos. Muitas organizações revolucionárias tentam livrar-se da subjugação e procuram o Messias como a solução. Com a sua falta de sorte habitual, Brian junta-se a um desses grupos (Judean People's Front) e, por mais que tente, não consegue convencer os seus colegas que não é o Messias. Tudo se complica quando é apanhado a escrever numa enorme parede "Romani ite domum" (Romanos vão para casa) por uma patrulha romana…
Os Monty Pyton, grupo britânico de actores de comédia, fizeram, em 1979, uma irreverente sátira aos filmes bíblicos e à intolerância religiosa, usando o típico humor britânico no seu melhor.