Darkness and Hope

Moonspell



Century Media | 2003








Este novo trabalho dos Moonspell está marcado pelo experimentalismo encetado em Sin, revelando uma necessidade de percorrer caminhos ainda não explorados, sem recorrer a "migalhas de pão", propositadamente para não achar o caminho de volta.
O álbum está povoado de novas histórias, onde estão presentes o fogo, a noite, as serpentes, os fantasmas, a guerra e o amor. "Nocturna" foi a personagem escolhida para apresentar a última obra do quinteto luso, mas há mais histórias para contar... desde o mais calmo "How We became Fire", onde o trabalho de guitarras é acompanhado por uma voz calma e melancólica, até ao mais agressivo "Made of Storm", salpicado de vocalizações marcadamente góticas.
Mas a história começa em "Darkness and Hope", um tema que é o perfeito exemplo de que os Moonspell desejam explorar todos os recantos, ainda desconhecidos, da vertente gótica. Aqui os teclados atmosféricos são acompanhados pelo peso das guitarras e pela melancolia vocal de Fernando Ribeiro.
Uma das surpresas, que suscita mais curiosidade, é a participação de Adolfo Luxúria Canibal. O líder dos Mão Morta introduz o tema "Than the Serpents in my Arms", com um poema de Mario Cesariny, que é repetido ao longo da canção, e a sua interpretação encaixa perfeitamente no ambiente criado à volta da sua récita.
Para o fim está guardado o cover de "Os Senhores da Guerra". Um original dos Madredeus, onde a voz angelical de Teresa Salgueiro é substituída pelo registo grave de Fernando Ribeiro, que se valeu das guitarras e da bateria para moldar o tema à sonoriodade gótica. "Os senhores da guerra" tornam-se assim mais um tema cantado em português pelos Moonspell, que é, actualmente, uma das bandas nacionais com maior projecção internacional.