António Fidalgo

Livros de férias


Um bom tempo para as leituras são as férias. Todos temos livros que vamos comprando ao longo do ano lectivo e que vão ficando à espera de ócio para serem lidos. As férias são esse tempo de disponibilidade e de lazer para recuperar leituras atrasadas, pelo menos algumas. Sob um toldo de praia, à sombra de um freixo junto a uma ribeira, no remanso de casa, é fácil pegar num livro e deixar-se ir para mundos de ficção ou de história.
A minha proposta vai para alguns livros das colecções que têm sido distribuídas com os alguns jornais ao longo do último ano. Por 5 euros compraram-se livros de primeiríssima qualidade. Houve o prazer de comprar livros tão bons, de capa dura, a um preço de pechincha. Agora há o prazer de os ler. Há livros de pequena dimensão, para pouco mais de um dia de leitura pegada, como há livros para uma semana ou mais. Do Eco de O Nome da Rosa ao Dostoievski de Crime e Castigo há Steinbeck de As Vinhas da Ira, Pasternak do Dr. Jivago, Bulgakov de Margarida e o Mestre, Nabokov de Lolita, Sena de Sinais de Fogo. Tudo obras de primeiro quilate.
Depois há as biografias. Em Espanha, Manuel Fernández Álvarez, um professor jubilado de História da Universidade de Salamanca, tem vindo a fazer fortuna com as biografias de figuras grandes do passado, Carlos V, Filipe II, Joana a Louca, Frei Luís de Léon. São de leitura fácil e cativante. Lendo a biografia de Fray Luis, intitulada El Fraile y la Inquisición, verifica-se que muitos dos males que afligem a universidade a portuguesa de hoje são males que já afligiam a universidade há mais de quatrocentos anos. A leitura de biografias de personalidades históricas é talvez o modo mais simples, agradável e eficaz de aprender a história. Ler a biografia de Carlos V é obter uma visão bastante abrangente da história da Europa na convulsão da reforma protestante.
A publicação recente do último livro de António Damásio Looking for Spinoza é motivo para ler uma biografia do maior filósofo português, nato e criado na Holanda no século XVII, e a escrever em latim. Within Reason. A Life of Spinoza de Margaret Gullan-Whur lê-se bem e apresenta bem o lado português de Bento Espinosa.
Também se aprende filosofia lendo biografias. Uma das biografias que merece um destaque especial neste campo é a de Ray Monk Ludwig Wittgenstein. The Duty of Genius. São 650 páginas de biografia que constituem uma excelente introdução à obra de um dos maiores pensadores do Século XX.
Mas os nomes aqui citados são apenas alguns de muitíssimos mais. O que não falta felizmente hoje são livros muito bons, e muito baratos, para ler. A vontade e o tempo é que podem ser reduzidos. Havendo agora o tempo de férias, é abrir a vontade.