O grupo filipino "Folcklórico Filipino Canadá" foi muito aplaudido pelo público presente
Música ao vivo
Cores do mundo

O I Festival Internacional de Folclore "Cidade da Covilhã" trouxe ao palco cinco ranchos folclóricos do concelho da Covilhã e três grupos estrangeiros de dança folclórica.


Por Daniel Sousa e Silva


[ver fotos]

Várias dezenas de pessoas assistiram no sábado passado, dia 26, ao I Festival Internacional de Folclore "Cidade da Covilhã", incluído no ciclo de espectáculos que animou a 15ª Covifeira - Feira Industrial e Comercial da Covilhã.
As danças de Portugal e de mais quatro países foram representadas no espectáculo realizado por cinco grupos de ranchos federados do concelho da Covilhã: Boidobra, Refúgio, Paúl, Ourondo e Unhais. As músicas tradicionais da região da Beira Interior foram interpretadas pelos grupos vestidos a rigor com trajes do início do século XX e com o uso de instrumentos próprios da zona, como o adufe e as castanholas feitas de pedra.
Das Filipinas surgiu o "Folcklórico Filipino Canadá", com a interpretação de danças nativas. Sempre dedicadas aos deuses, as danças ora pediam a vinda de chuva ora agradeciam aos deuses o bom ano de colheitas.
A dança ritmada do "Grupo Flamengo Pablo Reyes", de Espanha, arrancou largos aplausos ao público presente.
A animação e cor trazidas a palco pelos bailarinos, principalmente loiros, do "Folk Group Anilana", da Polónia, e o "State Cossack Dance Company Stravopolye", da Rússia, fizeram com que o espectáculo de mais de três horas parecesse passar rápido.
"A organização do festival é uma oferta da Câmara Municipal da Covilhã (CMC) a todos os habitantes do seu concelho", afirmou Maria Rosário Rocha, vereadora do Pelouro da Cultura e da Educação da CMC, na cerimónia de início do espectáculo.