JS critica Governo
Superior em análise


A Federação Distrital da Juventude Socialista critica as reformas do Ensino Superior público anunciadas pelo Governo e em concreto pelo ministro da tutela Pedro Lynce. Numa altura em que se discutem três diplomas legais importantes: Lei de Bases do Sistema Educativo, Lei da Autonomia do Ensino Superior e Lei de Financiamento a JS aproveita para fazer algumas considerações.
Em conferência de imprensa, os jovens socialistas salientaram a perda de peso dos estudantes nos órgãos das instituições e o aumento das propinas que segundo dizem "servirá unicamente para uma maior desresponsabilização por parte do Governo relativamente às instituições do Ensino Superior Público".
O processo de atribuição de vagas e o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior é também criticado pela Federação de Castelo Branco da JS. Os socialistas afirmam que Pedro Lynce faltou à verdade quando há meses atrás anunciou a intenção de não prejudicar as instituições do Interior quanto à atribuição de vagas. "No nosso distrito, a Universidade da Beira Interior perdeu 8,8 por cento de vagas e o Instituto Politécnico de Castelo Branco perdeu 8,5 por cento", afirmam acrescentando que "os números comprovam que as instituições do Interior do País foram as mais prejudicadas".
A Federação Distrital da JS lamenta a não atribuição de vagas à licenciatura em Engenharia da Produção e Gestão Industrial (EPGI) da UBI considerando que esta é "uma decisão errada" para um curso que regista uma elevada taxa de empregabilidade.
Quanto ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, os socialistas afirmam que "o processo decorreu da forma mais conturbada e atabalhoada dos últimos anos". Normalmente a distribuição de vagas por parte do Ministério é feita em Abril e este ano só foi definida no início de Julho. Por outro lado existe um atraso na afixação das notas a nível nacional e as datas das candidaturas que deviam decorrer entre os dias 23 de Julho e 1 de Agosto foram alteradas.
A JS lamenta ainda o encerramento dos 12 postos de informação do Instituto Português da Juventude existentes no distrito de Castelo Branco.