Segundo Barroso, a vigilância do Governo em relação às questões ambientais irá aumentar
Sistema Multimunicipal
Primeiro ministro preocupado com o ambiente

Municípios assinaram contratos com a empresa Águas do Zêzere e Côa. Uma iniciativa que Durão Barroso classificou de "pioneira em Portugal".


Por Catarina Rodrigues


Foram assinados, na Câmara Municipal do Fundão, os contratos de transferência da concessão da Central de Compostagem à empresa Águas do Zêzere e Côa (AZC). A assinatura dos respectivos documentos entre a AZC e os municípios foi presenciada pelo primeiro ministro Durão Barroso e pelo ministro das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente, Amílcar Theias.
O Sistema Multimunicipal de triagem, recolha selectiva, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos da Cova da Beira irá servir cerca de 284 mil habitantes. Envolve um investimento global de 16,5 milhões de euros, comparticipado em 85 por cento pelo financiamento do Fundo de Coesão.
Durão Barroso sublinha que "esta é uma iniciativa pioneira no nosso País", acrescentando que "é bom que surjam alternativas que resolvam de forma sustentada o problema do tratamento de resíduos sólidos.
O primeiro ministro salienta a preocupação das autarquias com as questões ambientais, mas lembra que "Portugal ainda está muito longe de alcançar as metas desejadas". Barroso dá como exemplo o caso da reciclagem. "Apenas 20 por cento dos portugueses admitem separar e colocar as embalagens no receptáculo adequado para serem recicladas". O chefe do Governo diz que esta situação "não pode continuar assim", havendo por isso "um longo trabalho a fazer na sensibilização da opinião pública". Durão Barroso revela ainda que "a vigilância do Governo em relação às matérias ambientais vai aumentar".
O ministro da tutela, Amilcar Theias assinará em breve um despacho de alargamento do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de águas residuais do Alto Zêzere e Côa aos concelhos de Celorico da Beira, Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia.