Pires Manso goza com o facto de ter passado a vida entre comissões instaladoras
Cátedra em Economia
"Conheço a UBI desde o seu início"

Embora ainda não tenha saído em Diário da República, já é de conhecimento público a atribuição da categoria de professor catedrático a Pires Manso, o primeiro catedrático da UBI em Economia.


Por Daniel Sousa e Silva


José Ramos Pires Manso é o mais recente professor catedrático da UBI. O docente torna-se o primeiro catedrático da instituição em Economia, fazendo par no Departamento de Gestão e Economia (DGES) com Mário Raposo, vice-reitor da UBI, que também alcançou a categoria de professor catedrático no mês passado.
Licenciado em Economia no Instituto Superior de Economia e Gestão da Faculdade Técnica de Lisboa, praticamente por altura do 25 de Abril de 1974, Pires Manso inicia a sua actividade profissional na Universidade de Évora, onde permanece durante um ano. Em 1976, vem para a Covilhã como professor assistente para o ainda Instituto Politécnico da Covilhã, onde decide ficar. Nos anos seguintes, ajuda a criar o Departamento de Gestão e Economia, no qual se torna presidente. É um dos membros da comissão instaladora que realizou a conversão do Instituto Politécnico em Instituto Universitário da Beira Interior.
Por motivos que, actualmente, considera "irrelevantes", Pires Manso decide, em 1985, apresentar a sua demissão da comissão e de presidente do Departamento de Gestão e Economia (DGES) da UBI, continuando, no entanto, como docente da instituição.
Após um convite do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), transfere-se, em 1986, para a Guarda a fim de instalar a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG.
A cidade da Guarda acolhe-o como docente durante dez anos. Durante este período realizou o mestrado e o doutoramento na Universidade Técnica de Lisboa na área da Economia da Energia.
Em 1996, Pires Manso regressa à UBI, como professor auxiliar, ao mesmo departamento que anos antes tinha ajudado a criar. Pouco tempo depois, torna-se professor associado.
Há cerca de um ano, realiza as provas de agregação. No final do ano passado, surge um concurso a professor catedrático de Economia, ao qual o docente decide concorrer. Pires Manso foi o único candidato ao concurso.
Uma das alegrias do docente é a licenciatura de Economia. Segundo um estudo feito por Pires Manso, 80 por cento dos licenciados em Economia da UBI consegue emprego nos primeiros três meses após a conclusão da licenciatura.

"Gosto pela Economia da Energia"

"Estive na Empresa Nacional de Urânio, uma empresa do Estado, em 1979 e 1980, onde adquiri o gosto pelo tema da Economia da Energia", afirma Pires Manso.
O docente tem vários artigos publicados em revistas portuguesas e internacionais de Espanha e Itália, utilizados em congressos, com vários temas, desde ciclos económicos, bolsa de valores a estudos de opinião. A sua área de especialização é a Econometria. Pires Manso tem diversos livros publicados, entre os quais um, editado recentemente, chamado "Macrodinâmica e Economia da Energia", resultado do seu doutoramento e provas de agregação. "Curso de Econometria", leccionado na licenciatura de Economia, "Estatística Descritiva e Previsão", também leccionado na UBI e "Estatística", são exemplos da bibliografia de Pires Manso.
Nos últimos tempos, o docente lecciona as disciplinas de Estatística Descritiva e Econometria I e II, ambas do curso de Economia. O baixo número de cadeiras leccionado explica-se pelas outras funções que tem a cargo de Pires Manso, como os sete anos em que foi director do curso de Economia.
O trabalho como director do mestrado de Economia é um dos cargos que ocupa mais o tempo de Pires Manso. Aí lecciona as disciplinas de Econometria e Economia da Energia.
Ao longo da sua carreira, Pires Manso já foi presidente do DGES, presidente da Comissão Científica do DGES, secretário da Comissão Científica da UBI.
Actualmente, o docente é presidente da Comissão de Equivalências da UBI, com assento no Conselho Pedagógico de referida instituição, responsável pelo Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social, representante da UBI na Agência de Energia da Beira Interior, membro do Conselho Pedagógico e representante da UBI na Ordem dos Economistas.