Mistério e beleza





Arrábida





Por João Rodrigues






A Arrábida é uma serra misteriosa e incrivelmente bela, em que as encostas verdejantes vão dar a um mar calmo e azul-esverdeado.
Situado a meia hora de distância de Lisboa, este parque natural protegido é um dos mais belos cenários europeus. Possui de uma baía com uma praia em forma de meia-lua de areia branca que a leste parece querer subir pela serra e a oeste termina em pedras roladas desfrutando de um mar calmo.
Das espécies aqui comuns não é raro ver golfinhos ao largo da costa, gaivotas e corvos-marinhos que pousam num dos ex-libris da praia, uma rocha com vinte metros de altura e a cem metros da costa. Por cima da baía existe a única localidade por estas bandas, o Portinho da Arrábida, onde é possível encontrar restaurantes e casas antigas que se construíram antes de esta zona ter sido considerada parque natural. O impedimento da urbanização evita agora a destruição das raras e únicas espécies vegetais encontradas na serra. O Museu Oceanográfico do Portinho da Arrábida é um local a não perder. Possui salas de água salgada e doce com espécimes da Arrábida, do Sado e de outras zonas e uma videoteca onde estão expostos os temas de biologia marinha.
Da estrada a vegetação parece rasteira, mas na realidade é impossível o sentido de orientação no seu interior e a flora parece de repente tomar proporções gigantescas. Os especialistas dizem que são vestígios de uma floresta pré-glaciária existente no sul da Europa, mas para muitos é uma espécie de mistério. Os animais, árvores e flores aqui existentes dão letra maiúscula à beleza da Arrábida.
Perto do Portinho existe ainda um convento no meio da imensa "floresta pré-glaciária" fundado em 1542 por Frei Martinho de Santa Maria Caiado de branco e com 27 celas, cozinha, livraria refeitório, seis capelas, igreja, torre de relógio, cassa de lavagem, fontanários, um grande jardim e guaritas que pode ser visitado com marcação prévia.
Com 499 metros de altitude, flora variadíssima e fauna repartida por 213 tipos de vertebrados: oito de anfíbios, 16 de répteis, 154 de aves e 35 de mamíferos a serra da Arrábida é um destino a não perder.