Por Daniel Sousa e Silva


As lojas de roupa da Covilhã anunciam os descontos com cartazes nas montras

O período oficial de saldos começa no dia 7 de Agosto. No entanto, já há mais de 15 dias que quem percorrer as ruas da Covilhã vai encontrar muitas lojas com grandes cartazes a anunciar descontos. Em alguns estabelecimentos, a baixa de preços ultrapassa os 50 por cento.
"É verdade que oficialmente os saldos ainda não podem ser feitos, mas fazem-se as promoções por uma grande necessidade de escoamento de stocks acumulados nos últimos meses", explica Cristina Rato, responsável pela loja de roupa Alpy. No estabelecimento gerido por Cristina Rato existem descontos para todos os gostos: 20 por cento em cintos, 35 por cento em camisolas e 50 por cento em calças de ganga.
A Via Nobel, loja de roupa de homem, também aderiu à prática de promoções. João Lopes, funcionário da loja, diz que "as vendas andam tão más que se tem de recorrer a todos os meios para conseguir atrair clientela". Na montra da Via Nobel vislumbra-se um cartaz a anunciar descontos até 40 por cento. "A partir de dia 7, o desconto poderá atingir os 60 por cento", revela João Lopes.
"Mesmo com os descontos, as vendas não aumentam muito". Quem o afirma é Maria José Antunes, funcionária da loja de pronto-a-vestir 3B, defendendo que não se lembra de uma altura em que "o negócio da venda de roupa tivesse uma quebra como este ano". "Muitas vezes, as pessoas ainda perguntam se podemos fazer um desconto ainda maior", declara Maria José Antunes.
Quem poupa dinheiro são os compradores. As promoções na lojas de vestuários é uma das alturas favoritas do ano para Marta Costa, de 19 anos. "Agora, posso comprar várias peças pelo mesmo preço, que no mês passado só daria para comprar uma", diz com brilho nos olhos.
Mas alguns compradores vêem as promoções com desconfiança e uma ponta de rancor. "Como é que as lojas fazem descontos de 50 por cento e ainda têm lucro? Só se na época normal praticam preços exorbitantes, enganando os compradores." Este é o raciocínio de António Martins, de 42 anos.