Os habitantes de Verdelhos terão em breve melhores acessibilidades
Estrada promete melhorar vida dos habitantes
da freguesia
Verdelhos menos esquecido

Acessibilidades há muito desejadas estão em vias de se concretizar. Freguesia de Verdelhos continua a luta contra a desertificação e defende um melhor aproveitamento dos recursos naturais.


Por Catarina Rodrigues


As freguesias de Verdelhos e Sarzedo têm agora a esperança de viver mais próximas da sede do concelho. A Câmara Municipal da Covilhã anunciou o lançamento do concurso público internacional para a construção de uma estrada que ligará as duas freguesias à vila do Teixoso. A decisão foi revelada na reunião do executivo camarário realizada na passada sexta feira, em Verdelhos. A via irá manter o traçado base que tem hoje, mas será remodelada, com as curvas alargadas, pontes construídas e um piso novo.
Apesar de Verdelhos se localizar apenas a 12 quilómetros do Teixoso, a viagem é complicada pelas muitas curvas e más condições em que se encontra o piso da estrada. A população aguarda há muitos anos para que esta situação seja alterada.
A obra está orçada em 2,7 milhões de euros e segundo Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, "quando estiver concluída irá alterar profundamente as condições de circulação, acesso e desenvolvimento económico e turístico do concelho".
O autarca adianta que "a estrada actual não dá para pequenos arranjos", sendo por isso necessária esta "grande intervenção". Os trabalhos irão arrancar no início de 2004. Armindo Rosa, presidente da Junta de Freguesia de Verdelhos, mostrou-se satisfeito com a decisão da autarquia. "Só com boas acessibilidades se pode contribuir para evitar a desertificação", refere.
A nova estrada será candidatada a fundos estruturais através do Eixo III (Acessibilidades) do Programa Operacional da Região Centro, cujas verbas estão actualmente esgotadas. Carlos Pinto afirma no entanto que "há uma promessa de reforço desses fundos até ao final do ano" e conta por isso com uma comparticipação que poderá chegar aos 75 por cento. A Câmara da Covilhã está ainda a estudar o melhoramento da ligação da freguesia com Manteigas, concelho da Guarda.
Na reunião a autarquia covilhanense assinou um protocolo com a Junta de Freguesia de Verdelhos no valor de 110 mil euros. O documento prevê a conclusão das obras no edifício onde actualmente funciona o Centro de Dia e o Jardim de Infância. A infra-estrutura irá no futuro albergar o Posto Médico, a sede da Junta e uma biblioteca.
A realização da reunião em Verdelhos permitiu que os habitantes da localidade fizessem alguns pedidos à autarquia. Para além da melhoria das vias de comunicação foi pedido um melhor aproveitamento dos recursos naturais, a aposta no turismo, o alargamento do cemitério, a revisão do Plano Director Municipal e um melhor serviço ao nível do transporte escolar.