O campo de golfe tem condições únicas na região
Atracção turística na região
Nova "tacada" na Beira Interior

A Beira Interior tem mais uma razão para ser visitada. Um campo de golfe é a nova atracção turística da região. Nele os amantes da modalidade podem usufruir do prazer de jogar num espaço com uma beleza natural e um ambiente paisagístico característicos. O "Quinta da Bica - Academia de Golfe" situa-se na localidade de Gaia, no concelho de Belmonte. Dividido em fases, a primeira etapa do projecto foi cumprida quando o secretário de estado do Turismo inaugurou o campo com uma tacada. A zona da serra da Estrela pode receber outro empreendimento neste âmbito em 2005.


Por Andreia Reis e Hugo Ribeiro


"Um campo de golfe para esta região é muito importante para atrair novas pessoas". É assim que Luís Correia da Silva, secretário de Estado de Turismo, sustenta a relevância de se poder jogar golfe na Beira Interior. Ao dar a primeira tacada no campo, este membro do Governo inaugurou o "Quinta do Bica - Academia de Golfe".
A localidade de Gaia, no concelho de Belmonte, é o local de implantação do projecto levado a cabo pela empresa SODATUR (Sociedade de Desenvolvimento Agro-Turístico), liderada pelo empresário Alexandre Abreu e participado pela PME Investimentos.
Ao praticar golfe na Quinta da Bica, as pessoas entram em contacto com um ambiente paisagístico característico. Para além de ver o golfe como um dos desportos mais interessantes de praticar, Luís Correia da Silva considera a natureza "fundamental para atrair pessoas a esta modalidade". Para o político, o facto de se "caminhar pela natureza ao jogar golfe, e o cuidado que se tem na forma como se articula o verde, as flores e os lagos", é outro factor responsável por tanta gente se viciar neste desporto. O facto da região se inserir numa zona montanhosa, "dá um aspecto mais atractivo", confessa. Acrescenta que "o enquadramento da esplanada e das boxes onde as pessoas vão bater as bolas no campo", é também um dos aspectos fundamentais para atrair as pessoas.
Segundo o membro do Governo, "um empreendimento destes é daqueles que as pessoas terão gosto em visitar". Classificando a academia como "extremamente acolhedora", Luís Correia da Silva considera que "este campo tem tudo para a Beira Interior marcar cada vez mais a diferença".
Contente com o projecto, o secretário de Estado garante que "o turismo vai ser um dos principais eixos de desenvolvimento do país". Satisfeito com o que viu na Quinta da Bica, acrescenta que "devemos apostar decisivamente numa cultura de turismo para o País". A forma que encontra para que isto se realize é "fazer com que os turistas visitem Portugal e gostem cada vez mais de estar cá". Optimista em relação ao futuro da alma portuguesa, Luís Correia da Silva confidencia que "o segredo está em apostar num turismo com massa".
O secretário de estado do Turismo sublinha que se têm feitos grandes investimentos na área turística. Satisfeito com essa situação, Luís Correia da Silva está convicto que "o sector do turismo é um dos mais importantes na criação de valor, de riqueza e de emprego no nosso País".
Feliz por ter cumprido uma etapa, Alexandre Abreu declarou que "o balanço foi positivo". Já em funcionamento, o empresário espera que "o campo da Academia, cumpra os objectivos para os quais foi criado: que a Beira Interior se transforme numa região de turismo de golfe".
Pensado já há cerca de 11 anos por Alexandre Abreu, o projecto constitui-se em três fases, a primeira das quais está concluída e em funcionamento.
Algarve, Lisboa e Madeira são os maiores destinos turísticos de golfe em Portugal. Todavia, se as diferentes fases do projecto se concretizarem, Luís Correia da Silva acredita que "esta combinação de campos pode tornar a região num dos principais destinos de golfe no país".





Projecto inovador na Beira Interior

Para além do campo de golfe, o visitante pode disfrutar de restaurante, bar e boutique de artigos de desporto


"O golfe é o único desporto do mundo que permite jogar com quem quiser ou sem mais ninguém". "Sem qualquer tipo de apoio e sem parcerias institucionais", o empresário Alexandre Abreu tornou o seu sonho em realidade com capitais próprios e com a futura candidatura aos fundos comunitários europeus para a conclusão do projecto. A primeira fase do investimento já está em funcionamento e tem um campo composto por nove buracos e um "Club House" com um restaurante, um bar, e uma boutique de artigos de desporto. Para além disto, está integrado no projecto uma escola de iniciação à modalidade com professores especializados. Um "resort" residencial está ainda em fase de remate, constituído por casas em madeira de variadas tipologias, com uma arquitectura beirã misturada com a islandesa.
Na segunda etapa, irá ser construído um Pavilhão de Eventos, um aparthotel de cem quartos, um outro "resort" com mais 65 casas de madeira em tipologia T3, e um balneário terapêutico. Serão recuperados ainda cem hectares de uma zona mineira já explorada, na área do concelho da Guarda, para a construção de um campo de golfe com 18 buracos, que ficará junto à ribeira de Gaia.
O projecto será terminado em 2005, com a construção de um parque ecológico e de um hotel de cinco estrelas. No total, vão ser 250 hectares, situados no Vale da Gaia. Alexandre Abreu prevê investir cerca de 75 milhões de euros na conclusão de todo o projecto. Até agora, o montante investido na primeira fase ronda os 20 milhões de euros.
Uma das suas apostas é dar a oportunidade aos jovens, em especial aos da região, de praticarem o desporto. Para além hagver professores a ensinar todas as técnicas e regras, o empresário desafiou o governo a comparticipar, em conjunto, o ensino gratuito às crianças desfavorecidas, em três vertentes: golfe, fauna e flora. O objectivo é sensibilizar as crianças com preocupações ambientais e substituir as aulas de Educação Física por duas horas de prática do golfe.





Autarcas satisfeitos com novo empreendimento

Jorge Patrão, presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela, apresenta algumas vantagens na construção e localização do campo de golfe: "Vai levar a região para a primeira divisão do turismo europeu e os ares da serra dão uma imagem diferente ao desporto".
Amândio Ferreira de Melo, presidente da Câmara Municipal de Belmonte, antevê a academia como um veículo de enriquecimento do seu concelho: "Esta região será visitada por muitas pessoas, que desfrutarão daquilo que temos de melhor em termos paisagísticos, património arquitectónico e histórico e as estâncias de lazer". A autarquia de Belmonte é a mais envolvida na concretização do projecto, uma vez que a academia está inserida no concelho. A sua intervenção no funcionamento da Quinta da Bica foi essencialmente no âmbito administrativo.
Com o primeiro campo de golfe em funcionamento, a Câmara Municipal de Manteigas mostrou já interesse na construção do segundo. A ideia é criar um pólo deste desporto na região da Serra da Estrela. Aliás, José Manuel Biscaya, presidente da autarquia, refere que "as pessoas vão ter mais um motivo para virem a esta região do País e mudar a face do interior".
O futuro aeroporto da Covilhã, que fará ligações entre Lisboa e Salamanca, é uma das preocupações da autarquia de Manteigas, uma vez que as acessibilidades são uma mais- valia para o êxito do projecto. Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, garantiu ao autarca que "todo o processo está a ser desenvolvido muito rapidamente", explica.



Mesa atractiva na Academia da Bica

O restaurante é um dos pontos de atracção da Quinta da Bica

Um campo de golfe na Beira Interior é mais uma atracção turística a juntar a tantas outras. A zona montanhosa, a beleza natural, o espaço verde envolvente e a gastronomia são outros encantos que os turistas têm oportunidade de usufruir. O golfe, com o objectivo de atrair o maior número de pessoas para a região, juntou todas estas atracções na Academia da Quinta da Bica. Como tal, a gastronomia não foi excepção.
Alexandre Abreu, o empresário responsável pelo campo de golfe, quer proporcionar aos amantes da modalidade óptimos pratos, com ingredientes da região. Para tal, convidou Vítor Sobral, cujo trabalho tem acompanhado ao longo dos anos. Vítor Sobral é considerado por muitos um dos melhores chefes de cozinha a nível nacional. "A cozinha desta região tem uma riqueza incrível e eu vou tentar revitalizar isso", explica. A feição que encontrou para o fazer é "apresentando-a de forma estimulante aos olhos dos outros", admite. Para o cozinheiro, os produtos elementares são fundamentais para um bom prato. "Vou adequar, com produtos tradicionais, a gastronomia à região e à forma como as pessoas hoje comem", refere. Segundo o chefe de cozinha, "um campo de golfe torna-se muito mais atractivo se tiver um espaço onde se coma bem".
Cozinheiro há 16 anos, vai também dar formação à equipa da Academia. "Venho cá dar formação às pessoas e depois faço assessoria de manutenção", confessa. Para além de dar aulas há dez anos, Vítor Sobral é autor dos seus próprios pratos. Tendo já editado alguns livros, em Outubro estará nas bancas o próximo, onde a receita do Bacalhau à Brás vai vigorar.
Um exemplo daquilo que já foi apresentado na Academia, e para os turistas que queiram experimentar é: "Terrina de faisão da região, que é produzido pela empresa de Alexandre Abreu, com uma compota de cerejas também da região. Depois umas migas com porco grelhado e um vinagre de cebola rocha e coentros. Por fim a sobremesa, como uma sopa de frutos com merengue".
Baptizados, casamentos, banquetes, comunhões são festividades que a Academia também proporcionará às pessoas. "Haverá um edifício próprio para isso, que albergará até 700 pessoas", conclui.




Os urilizadores do campo podem alugar o material necessário para a práticas do golfe



Academia de Golfe "com preços acessíveis"



Ao contrário do que muita gente pensa, "o golfe não é um desporto elitista". Quem o diz é Alexandre Abreu, que pretende ter na sua Academia todo o tipo de público.
Há dois tipos de inscrição: os sócios que "têm uma jóia de cem euros e um pagamento anual de cerca de 300 euros". Isto permite que o associado jogue golfe todos os dias ao longo do ano sem pagar mais nada. No green fee, terá ainda o driving range com um desconto de 50 por cento e o ensino (caso não saiba jogar) com 20 por cento de desconto. A parte do pathy green será livre.
Para os não sócios, o pagamento diário é de 15 euros, o que inclui poder estar todo o dia na Academia. Para além disto, tem ainda o acesso ao driving range com a aquisição das fichas dos cestos de bolas. Tem também "cursos com um técnico personalizado que estará ao serviço para esse tipo de ensino". A disciplina será planificada consoante os objectivos do jogador, isto é, se é sócio ou não, o que quer fazer e durante quanto tempo. Mas o empresário garante que "o cliente, sendo sócio ou não, terá preços acessíveis para a sua formação, em função do seu objectivo". Para além de poder ser ensinado, o praticante pode ir para a Quinta da Bica apenas para relaxar e jogar uma partida de golfe.