Maria Manuela Coelho apresentou ao júri vários aspectos relacionados com o marketing
Provas de agregação
"Há que inovar e produzir com sucesso"

Docente tentou descobrir como é que o marketing deve criar novos produtos e estratégias para os mesmos. Em Portugal há ainda algum caminho a percorrer neste domínio.


Por Catarina Rodrigues


Maria Manuela Sarmento Coelho, docente na Academia Militar, prestou provas de agregação na Universidade da Beira Interior nos dias 30 e 31 de Julho. "Desenvolvimento de produtos novos e estratégias do ciclo de vida" foi o tema da lição de síntese apresentada.
Segundo a docente o objectivo foi "apresentar não só os aspectos da inovação como também os novos tipos de produtos que existem, quais os processos de desenvolvimento dos mesmos e as estratégias do seu ciclo de vida". Maria Manuela Coelho tentou descobrir como é que o marketing deve actuar de forma a criar produtos novos e estratégias para que os mesmos vão de encontro ao que o cliente deseja. " Só podemos gerar riqueza se tivermos produtos para vender", refere.
Segundo Manuela Coelho, "Portugal tem ainda algum caminho a percorrer no que diz respeito ao marketing". A docente considera que no nosso País o marketing deve ser implementado nas empresas olhando para exemplos como os Estados Unidos e o Japão. "Há que inovar e produzir com sucesso", acrescenta.
Maria Manuela Coelho foi docente na Universidade Técnica de Lisboa durante nove anos. Concorreu depois à Academia Militar onde dá aulas actualmente. Podia fazer as provas de agregação em qualquer universidade pública do País, mas a docente acabou por optar pela UBI porque pretendia o título de agregado em Gestão e também "por uma razão sentimental, visto ter família na zona de Pinhel e da Guarda.
O júri das provas foi constituído por Rogério Ferreira, professor catedrático aposentado no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, Maria da Graça Carvalho, professora catedrática do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, Minno Farhangamehr, professora catedrática da Universidade do Minho, Ricardo Mogollón, professor catedrático da Universidad de la Extremadura, Jorge Barata e Mário Raposo (arguente), professores catedráticos da UBI.