O Amante de
Lady Chatterley

De D. H. Lawrence




"Sentiu-se de novo invadida por uma onda assustadora da inutilidade cinzenta e fragmentadad de todas as coisas. Aqueles seres constituíam a massa industrial, os outros que ela conhecia, as classes dirigentes, não havia nenhuma esperança...já não havia nenhuma esperança. E mesmo assim queria um filho, um herdeiro para Wragby. Teve um estremecimento de pavor."

Proibido no ano seguinte ao da publicação, esta obra , polémica no início do século XX, perante uma sociedade fechada e preconceituosa, conta a história de um romance entre amantes de duas classes distintas, e traça também as linhas do comportamento social de uma Inglaterra conservadora.
Lady Chatterley , moderna e esclarecida, mostra-nos os Midlands cinzentos e industriais, onde é ainda mais evidente a distinção entre classes e a lacuna que se atravessa entre ricos e pobres. É uma mulher que se quer libertar de uma vida sem emoções no seio de uma família nobre inglesa. Por vezes periclitante entre velhos preconceitos e o desejo de ir ao encontro do amor, Connie reflecte a visão ingénua e sentimental da vida, perseguindo o que acredita ser a sua felicidade.

David Herbert Lawrence nasceu em Eastwood em 1885. foi professor, profissão que abandonou em 1913 para se dedicar à literatura. O Amante de Lady Chatterley foi o seu último livro, publicado em 1927 e proibido no ano seguinte, durante 32 anos. D. H. Lawrence não chega a ver esta obra publicada no seu país pois morre em 1930, com 44 anos.