Castelo Branco
Parque da cidade é inaugurado este mês

O Parque da cidade já está pronto e prepara-se para ser a primeira obra do Polis a ver a luz do dia. A seguir, é a vez do Jardim do Paço.

Céu Lourenço
NC / Urbi et Orbi


O Parque da cidade de Castelo Branco, completamente renovado, vai ser a primeira obra a ser inaugurada no âmbito do Programa Polis. A data da abertura ao público está, no entanto, dependente da agenda do ministro das Cidades, Ambiente e Ordenamento, Amilcar Theias, mas, ao que tudo indica, deve ocorrer ainda durante o mês de Agosto.
Gameiro Fernandes, administrador do Polis referiu que depois de recuperado "o parque está ao dispor de todas as faixas etárias que aqui encontrarão o seu próprio espaço". A grande novidade deste velho "cartão de visita" da cidade albicastrense, prende-se com as Hortas do Bispo que "têm como função recuperar a ideia das antigas hortas dos bispos, servindo ao mesmo tempo para que as crianças possam contactar com a natureza, inclusive na parte pedagógica".
Numa cidade em que as temperaturas são bastante elevadas, nada melhor do que dotar o novo parque de infra-estruturas onde a água é o seu melhor alimento. Segundo Gameiro Fernandes "foram construídos vários lagos em que se podem observar autênticos jogos de água e espaços com muita relva para que os visitantes possam usufruir de zonas de lazer".
A Mata dos Loureiros é outra das novidades desta primeira obra do Polis, já que este espaço com muitas sombras é também ideal para convívio de pessoas com mais idade. Os mais jovens vão ter no futuro um Centro Lúdico, um edifício baixo, com cerca de mil metros quadrados, destinado a aulas temáticas e que por cima terá um jardim". Esta obra aguarda, porém, pela conclusão do projecto e respectivo financiamento.
Relativamente ao horário, Gameiro Fernandes garante que o Parque da cidade "vai estar aberto durante todo o ano, obviamente com um horário diferente e de acordo com as estações". A administração do Polis será a entidade responsável pelo local durante 18 meses, sendo após este período entregue à Câmara Municipal.
A segunda obra a ser inaugurada no âmbito do Programa vai ser o Jardim do Paço, ex-libris da cidade albicastrense. Um espaço onde, conclui o administrador, "se está a efectuar uma intervenção de algum impacto e que tem a ver com o nível de sistemas de água, muros e iluminação".