A costa do Alentejo

















São Martinho do Porto



Por Daniel Sousa e Silva




São Martinho do Porto, vila do concelho de Alcobaça, é uma das mais bonitas praias de Portugal, com uma baia de águas calmas, areia branca e fina e muitas outras surpresas como a cais de descarga de limos ou as imponentes dunas de Salir do Porto.
São Martinho do Porto é muito mais que uma estância de veraneio baseada e virada para a praia. São Martinho do Porto é sitio onde ao longo dos anos os amigos e as famílias se juntam, onde se deixam cumplicidades e onde se criam memórias.
A Rua dos Cafés (Rua Vasco da Gama) é o centro da vida social de S. Martinho. Os cafés "Rosa", "MiraMar", "Carvalho" e "Baia", são tradicionalmente os pontos de encontro de quem passa as férias de S. Martinho.
A baía com forma de concha tem aproximadamente 3 quilómetros de extensão e termina no rio e dunas de Salir do Porto. Este pequeno rio é a o principal problema da baia. Passando por terrenos agrícolas e servido de receptáculo de inúmeras valas de águas de qualidade duvidosa, é a única mas importantíssima fonte de poluição e assoreamento.
Sendo este um problema com solução, tem-se verificado que sempre que muda o governo todo o trabalho e estudos anteriormente feitos são ignorados e todo o processo começa de novo. Na última mudança estava prevista a criação de um túnel por debaixo do morro de Salir para escoamento do rio directamente no oceano. Paralelamente previu-se a dragagem da baia. O projecto estava financiado por fundos comunitários e chegaram a colocar placas na praia dando notícia do início das obras.
Infelizmente os interesses partidários sobrepuseram-se aos interesses de toda a população e ao que o vulgar senso comum ditaria e o processo foi abortado, desperdiçado os fundos já atribuídos.

Hoje a única coisa que se sabe é que fazem "estudos", garante-se que se está a tentar resolver o problema mas de concreto rigorosamente nada se faz. A situação é tão grave que o que há poucos anos era um porto de desembarque, não permite hoje a entrada de traineiras com a maré baixa ou com uma ondulação média.
O Morro do Facho, situado no lado norte da praia, merece ser visitado pela beleza das paisagens que proporcionam.
Nesse passeio existem três lugares de visita obrigatória: o cruzeiro, o farol e a capela de S. António.
O cais é uma das referências mais importantes de S. Martinho. Ocupando um dos lados da baia, proporciona um agradável passeio. Há 8 anos, foram executadas obras de beneficiação com a criação de uma zona de uso pedestre.