Veneza de Portugal












Aveiro



Conhecida como a Veneza de Portugal, a cidade de Aveiro está rodeada por salinas, praias e lagoas, com o domínio da Ria que perpassa o centro da urbe. Famosa pelos moliceiros - os seus barcos de pescas habitualmente pintados com cores garridas. Aveiro já foi, noutros tempos uma cidade portuária próspera. A diminuição da profundidade das águas do porto de resíduos vindos do Rio Vouga, combinada com a acumulação de areia vinda do mar, transformou, nos finais do século XVII, a cidade torna-se inacessível pelo mar.
Em 1808, conseguiu-se construir uma entrada por entre o banco de areia, mas é muito pouco provável que Aveiro retome a sua importância enquanto cidade portuária.
O que é que se pode visitar? O Museu de Aveiro, localizado no antigo Mosteiro de Jesus, repleto de lembranças da Santa Joana, a filha do rei D. Afonso V, que lá faleceu em 1490. Apenas numa pequena distância, que se pode fazer a pé, encontra-se a Catedral de São Domingos, do século VX, e a Igreja das Carmelitas, decorada com pinturas ilustrando a vida de Santa Teresa. Um outro ponto de visita obrigatória é a Igreja da Misericórdia, datada do século XVI.
A óptima praia de São Jacinto fica perto da mata e da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, com as suas dunas bem conservadas e diversificada flora e fauna.
Os apreciadores da boa mesa podem deliciar-se com enguias de caldeirada e de escabeche e caldeiradas de vários peixes da ria e do mar. Mas Aveiro é especialmente conhecida pela sua doçaria: os mais famosos são os ovos moles, feitos de gema de ovo açucarada e moldados em forma de peixes e de pequenos barris.