Por Daniel Sousa e Silva


A UBI vai liderar o controlo de qualidade

"Portugal IN" é o nome do futuro selo de qualidade que a Universidade da Beira Interior (UBI) está a desenvolver em conjunto com a Associação Nacional dos Industriais dos Lanifícios (ANIL). A data para a implementação do novo selo ainda não foi definida, no entanto Alfredo Fonseca, da ANIL, garante ser "uma mais valia para as empresas de confecções e lanifícios".
Em princípio, o controlo de qualidade dos produtos vai estar a cargo do Departamento de Ciências e Tecnologia Têxtil da UBI, um dos mais antigos da instituição. Na opinião de Alfredo Fonseca, "a UBI tem todas as condições, tanto em termos técnicos como científicos para executar esta tarefa".
O tipo de selo de qualidade que vai ser criado é semelhante ao já conhecido selo da Woolmark.
"As empresas que desejem fazer parte do grupo aderente vão ser sujeitas a um rigoroso controlo de qualidade", assegura Alfredo Fonseca.

Unir para fortificar

Um outro projecto que está neste momento a ser desenvolvido pela ANIL é a criação de uma rede de empresas têxteis sob uma marca comum. A rede está em preparação há já quatro meses e deverá estar pronta até ao final do ano. Os seus participantes deverão ser quatro empresas de vestuário e três de laníficios. A ideia surgiu de um outro projecto a decorrer em Toledo, Espanha, com 14 empresas de confecção com marca própria. A iniciativa nacional é criada no âmbito do programa comunitário de incentivo à economia, EQUAL.
De início, o projecto arranca apenas com empresas do sub-sector laníficios numa feira que se vai realizar entre os dias 13 e 17 de Outubro em Xangai, na China.
Brevemente, o projecto vai ser analisado pelo Plano Operacional de Economia.