Castelo Branco
Parque novo, mas fiel ao passado albicastrense

Reabriu o Parque da Cidade. Uma estrutura renovada que conserva, no entanto, marcas do passado albicastrense. Uma obra orçada em um milhão e 750 mil euros, que teve custos abaixo dos previstos e inaugurada com quatro meses de antecedência.

Céu Lourenço
NC / Urbi et Orbi


O Parque da Cidade, em Castelo Branco, reabriu ao público na quarta-feira, 13, depois de nove meses de obras que tornaram mais aprazível o maior espaço verde e de lazer da cidade. A água é agora o elemento dominante no Parque da Cidade, onde passará a funcionar uma esplanada e um novo e bem equipado parque infantil.
O projecto de recuperação, da autoria do arquitecto paisagista Jorge Cancela, permitiu a criação de uma horta, que retoma o conceito da horta ajardinada original do Paço Episcopal de Castelo Branco. Ou seja, para lá da componente de lazer, o novo Parque da Cidade proporciona uma vertente pedagógica que será, seguramente, particularmente apreciada por professores, educadores e alunos de todas as idades.
Espaço de memórias, lugar que marcou de forma indelével gerações de albicastrenses, o Parque da Cidade reabre como um equipamento capaz de responder às solicitações actuais, preservando, no entanto, algumas das suas marcas mais características, como a pérgola, a porta de Roma e a mata dos Loureiros.
O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Joaquim Morão salienta que este empreendimento está inserido "nas grandes obras que um pouco por toda a cidade estão a decorrer no âmbito do programa Polis", lembrando que esta obra "era há muitos anos ambicionada pelos albicastrenses. Espero que a partir de agora este espaço seja utilizado por todos como outrora aconteceu".
A Governadora Civil do distrito, Maria Manuel Costa lembrando o "momento que o distrito atravessa" considera a abertura do Parque da Cidade como "a visão de um oásis" em que os albicastrenses "terão agora a oportunidade de desfrutar este belo espaço que vem aliviar de certo modo as altas temperaturas que se têm feito sentir, proporcionando a tal qualidade de vida que todos nós procuramos".
Orçada em um milhão e 750 mil euros, este novo espaço de lazer da cidade albicastrense, ficou concluído quatro meses antes do prazo previsto e com custos inferiores aos estabelecidos no plano estratégico, representando para o coordenador do gabinete nacional do programa Polis, Nunes Correia, "um exemplo" fruto de "uma filosofia que o Polis tem, de fazer grandes projectos de requalificação urbana com uma gestão profissional, para que as obras sejam feitas dentro dos prazos e orçamentos".