O Estrangeiro



De Albert Camus


Por Catarina Rodrigues

"Acordei com estrelas sobre o rosto. Subiam até mim ruídos campesinos. Aromas de noite, de terra e de sol refrescavam-me as têmporas. A paz maravilhosa deste Verão adormecido entrava em mim como uma maré".

"Na nossa sociedade, todos os homens que não choram no enterro da sua mãe correm o risco de serem condenados à morte". As palavras são do escritor Albert Camus referindo-se à sua obra "O Estrangeiro". A personagem principal do livro, Meursault, é um estranho na própria sociedade a que pertence. O protagonista vive a morte da mãe de uma forma muito própria e simplesmente não chora. Procura depois a justificação da sua existência que acaba por não encontrar. Vive um romance com Maria, arrebatador, sensual e desconcertante.
A dada altura e sem explicação aparente, Meursault mata um homem "porque fazia calor" e sem procurar qualquer justificação é condenado à morte. Nada do que faz é para ser explicado, daí o absurdo da sua existência.
"O Estrangeiro" é a história de um homem que aceita morrer pela verdade. Uma obra representativa do existencialismo onde se questiona a vida e a morte, o absurdo e a solidão.
O livro, que data de 1942, revelou e consagrou definitivamente Albert Camus. Um romance onde se joga o destino de um homem que viveu segundo as suas próprias regras.