Castelo Branco
Chamas consomem 40 casas no distrito

A Comissão Nacional de Apoio às Vítimas vai canalizar os fundos recolhidos para a reconstrução de 40 habitações em Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei. É que estes foram os concelhos mais afectados pelas chamas .

Céu Lourenço
NC / Urbi et Orbi


Só no distrito de Castelo Branco 40 habitações foram destruídas pelas chamas. O dado é revelado por João Alveolos, membro da Comissão Nacional de Apoio Solidário às Vítimas (CNASV), que esteve reunido na cidade com os autarcas dos quatro concelhos mais atingidos pelos incêndios - Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei -, na última segunda-feira, 1. No encontro, estiveram também representantes dos Ministérios da Administração Interna, Segurança Social, Cidades e Ordenamento do Território, Cruz Vermelha Portuguesa e IAPMEI.
João Alveolos deixa a garantia de que reconstruir estas casas é "uma prioridade" e que os apoios às vítimas dos incêndios serão canalizados para a reconstrução e/ou recuperação das habitações e/ou aquisição de equipamentos de trabalho. "O trabalho da Comissão visa agilizar e flexibilizar a estrutura de apoio da grande onda de solidariedade a que se assistiu no País", explica Alveolos, revelando que a reconstrução das casas já foi iniciada naqueles quatros concelhos.
O membro da CNASV refere também que a gestão dos donativos, "quer em dinheiro, quer em bens materiais" vai ficar a cargo da Cruz vermelha Portuguesa.