Por Daniel Sousa e Silva


Carlos Pinto vai utilizar o dinheiro do empréstimo em obras do Pólis

A Câmara Municipal da Covilhã aproveitou a possibilidade aberta pela Direcção Geral da Administração Local de se aumentar os gastos da autarquia para revogar o pedido de empréstimo de um milhão e 150 mil euros, aprovado no dia 1 de Agosto, e anunciar o concurso de um empréstimo de valor superior, de um milhão e 315 mil euros. O anúncio foi feito após a reunião do executivo, na passada sexta feira, 5.
O valor vai servir de base ao novo processo de consulta às entidades bancárias, a sua abertura foi também aprovada na reunião camarária.
Carlos Pinto, presidente da CMC, valida a decisão: "a Câmara vai aproveitar esta comunicação do reajuste do valor possível de gastos para reforçar financeiramente as obras que estão em curso".
O novo encaixe financeiro esperado pela edilidade vai ser empregue em obras do Programa Pólis. "Algumas das empreitadas ficaram substancialmente mais caras do que estava inicialmente previsto, por isso é necessário o fortalecimento económico", conta Carlos Pinto.
Miguel Nascimento, vereador na oposição votou a favor da revogação do empréstimo aprovado a 1 de Agosto, mas contra o novo pedido de empréstimo, já que considera que a "autarquia da Covilhã já está suficientemente endividada".
Uma das apostas da autarquia da Covilhã é a requalificação da zona do Rodrigo, nomeadamente a construção do Parque do Rodrigo "A única coisa que impede o lançamento do concurso público é uma resposta da Refer", garante Carlos Pinto. O edil covilhanense espera poder fazer o lançamento do concurso público "até ao final do ano" e garante que "o Parque do Rodrigo vai estar pronto até 2005 como todas as obras do Pólis".