Emídio Geraldes junto a "Aguada"
Exposição de pintura
Arte alentejana

O Grupo de Artes 1º de Maio, de Évora, expõe de 5 a 16 de Setembro, um conjunto de obras ilustrativas do potencial artístico do Alentejo.


Por Daniel Sousa e Silva


A exposição que reúne no Edíficio Arte e Cultura, da Câmara Municipal da Covilhã (CMC), quadros de Camol d'Évora, Emídio Geraldes, Filipa Guerreiro e Manuel Ourives, chama-se "Pintores do Alentejo". A mostra está aberta ao público entre os dias 5 e 16 de Setembro.
"Divulgar o que se está a fazer em arte no Alentejo." É desta simples forma que Emídio Geraldes enuncia os objectivos do Grupo 1º de Maio. O pintor esclarece que "cada um de nós tem uma técnica diferente de pintar, por isso é que funcionámos bem em conjunto". "As exposições acabam por apresentar um conjunto quase completo", completa.
Quanto ao seu trabalho particular, Emídio Geraldes não se classifica como pintor, prefere a denominação de "aprendiz". Os estilos que o pintor de Évora utiliza nas suas criações artísticas são variados. "Não são mais do que técnicas de aprendizagem, modos de evoluir na pintura", remata.
No entanto, Emídio Geraldes ressalta, que das suas produções, "há umas que me tocam mais do que outras". A colecção Ouro e Prata, uma das novidades do artista, é um tipo de pintura sobre tela a dourado ou a prateado, lembrando escultura em baixo relevo.
A exibição tornou-se possível graças a Gabriel Raimundo, jornalista, natural da Covilhã, radicado em Évora. "Já conhecia os artistas antes da criação do Grupo, devido ao meu trabalho. Achei interessante levar a arte do Alentejo a outros locais, em especial à Covilhã, onde tenho raízes, familiares e sentimentais", declara Gabriel Raimundo. Foi Gabriel Raimundo a estabelecer o contacto com a CMC.
O Grupo de Artes1º de Maio foi criado foi criado exactamente no dia 1 de Maio do corrente ano. "Já somos todos conhecidos há bastantes anos e, de um momento para o outro, surgiu a ideia de criar o Grupo", conta Emídio Geraldes.
Para além da exposição na Covilhã, o Grupo 1º de Maio tem ainda exposições em Montemor-o-Novo, Elvas e Alvito.