Por Daniel Sousa e Silva


A última vez que o telhado da igreja sofreu obras de restauro foi há mais de 50 anos

"O telhado de uma das igrejas mais emblemáticas da diocese da Guarda estava com graves problemas, por isso as obras de restauração eram urgentes", explica o pároco da igreja, padre José Rafael.
As obras de restauração na Igreja de Santa Maria Maior iniciaram-se na semana passada. Localizada no centro histórico da Covilhã, o monumento ainda não está classificado, "por isso é difícil obter-se apoios estatais". A obra está orçada em quase 35 mil euros, mas está a avançar sem cobertura financeira. José Rafael esclarece que "não se podia esperar mais tempo". O pároco calcula que os trabalhos "deverão estar concluídos dentro de um mês".
A operação de reabilitação do telhado aparece depois de se ter recuperado todo o soalho do edifício, bem como as instalações eléctricas e iluminações. O sacerdote revela que "dessas obras ainda devemos 30 mil euros".
No entanto, mesmo sem apoios financeiros, José Rafael garante que os melhoramentos na Igreja de Santa Maria Maior Vão prosseguir. "Infelizmente, a fachada de azulejos está bastante degradada e uma solução para o problema tem de ser encontrada", desabafa.
As obras não impedem a realização dos serviços religiosos, que continua a ser efectuado todos os dias, excepto aos sábados.