O Grupo Artístico Luso-Brasileiro mostra que do outro lado do Atlântico as raízes culturais portuguesas não foram esquecidas
Animação ao vivo
Grupo brasileiro traz folclore português à Covilhã

Pela quarta vez na Covilhã, o Grupo Artístico Luso-Brasileiro mostrou que mantém bem vivas as raízes portuguesas naquele país. O samba também não faltou nas várias actuações pelo concelho.


Carla Loureiro
NC / Urbi et Orbi


O folclore luso-brasileiro e o samba atravessaram Copacabana, o Oceano Atlântico e "aterraram" na Covilhã. Pela quarta vez, o Grupo Artístico Luso-Brasileiro visitou o concelho, trazendo na bagagem a alegria e colorido do samba e a preservação das tradições e raízes portuguesas naquele país da América do Sul. Desde sexta-feira, 29, a domingo, 31, o agrupamento actuou em vários locais, dentro os quais a Praça do Município, na tarde de sábado, 30. Os covilhanenses tiveram a oportunidade de ouvir e ver os sons do folclore nacional cantado e dançado por jovens descendentes de portugueses emigrados no Brasil. E a alegria contagiante dos sambistas que deram um "cheirinho" do maior Carnaval do mundo. Acompanhados pelo cantor Mário Gil, o conjunto de dançarinos recordou o folclore característico de algumas das regiões de Portugal, entre elas a da Beira Baixa.
A ideia de trazer um grupo que conjuga várias casas regionais do Rio de Janeiro a Potugal surgiu há mais de 25 anos, pela mão de Benvinda Maria, directora do jornal "Portugal em Foco". "Ela decidiu que se devia fazer alguma coisa pelos jovens luso-descendentes e também pelos brasileiros que defendem as tradições portuguesas no Brasil", conta Filipe Mendes, português, mas já com forte sotaque brasileiro. De então para cá, têm sido muitos os jovens que visitam vários pontos do nosso País. E a Covilhã faz parte do "roteiro" desde que o actual presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto, foi deputado, altura em que conheceu a directora do "Portugal em Foco". "Este grupo não deixará de vir ao concelho, porque, no fundo, é também uma forma de reconhecimento pelo excelente trabalho que é feito no Brasil para preservar toda a cultura portuguesa", sustenta Joaquim Matias, vereador na autarquia.





Covilhã pode geminar-se com Petróplis



Ao pode se pode apurar junto do Grupo Artístico Luso-Brasileiro, está a ser equacionada a geminação da Covilhã com a cidade brasileira de Petrópolis, "bastante parecidas geograficamente", existindo já documentação para o efeito. Entretanto, também se sabe que Carlos Pinto e Joaquim Matias vão ser homenageados pela Prefeitura do Rio de Janeiro, numa cerimónia a ter lugar a 9 de Outubro.