Fundão
Emigrantes do concelho vão ter Gabinete de Apoio até final do ano

O Fundão vai ter, até ao final do ano, um Gabinete de Apoio ao Emigrante. Trata-se de uma estrutura vocacionada para incentivo ao investimento no concelho, sobretudo na área do turismo .

Carlos Borges
NC / Urbi et Orbi


Os emigrantes do Fundão podem contar com um Gabinete de Apoio ao Emigrante até ao final do ano. Uma promessa da edilidade fundanense ao longo da campanha eleitoral, que se vai concretizar dentro de sensivelmente quatro meses. Trata-se de um gabinete que visa captar os possíveis investidores para o concelho. A estratégia passa por criar empatia com os naturais do Fundão que saíram do País à procura de uma vida melhor, mas também com os filhos destes.
Sem, contudo, descartar a possibilidade deste organismo vir a prestar auxílio administrativo de vária ordem à semelhança do que acontece com os diversos Gabinetes de Apoio ao Emigrante existentes no País, o propósito da Câmara é o de ajudar esta camada da população na procura de investimento. "Somos um concelho de emigração por excelência e temos que pensar os nossos emigrantes como público alvo e pessoas com capacidade económica para promover e investir no concelho", sublinha Paulo Fernandes, vereador da Câmara Municipal do Fundão com o pelouro do Desenvolvimento Local, que descreve o Gabinete como "um objectivo desde o início do mandato, pensado para favorecer a colocação do aforro dos emigrantes, de uma forma produtiva no Fundão".
O Gabinete visa por outro lado incutir no espírito do emigrante uma nova visão de investimento. Contrariamente ao que acontecia há alguns anos em que todo o capital financeiro era investido na compra de imobiliário. "Hoje muitos vivem com alguma dificuldade em perspectivar o seu plano de negócios em termos da aplicação de poupanças, que é uma situação que pode ser colmatada com este Gabinete", considera Paulo Fernandes exortando a todos aqueles que queiram criar uma empresa no concelho, ou investir noutras que já existam ou possam ser criadas, que o façam pois serão bem vindos e apoiados. A vertente turística é onde podem surgir as maiores oportunidades. O autarca recorda que "existe uma carteira de investimentos importantes em vista, a partir desta linha, e onde são precisos investidores".
O Casino Fundanense é o espaço onde vai ser instalado o Gabinete, independentemente das obras que ali possam decorrer. O vereador Paulo Fernandes adianta que paralelamente, está a ser estudada a hipótese da criação de um pequeno equipamento de exposição permanente. " A intenção é inverter um pouco o que se passa actualmente, em que somos nós, através das comunidades nacionais, a projectar a portugalidade", explica o autarca. "Às vezes esquecemos que o que nos une à Europa é, mais do que as instituições, os cerca de dois milhões de portugueses que estão distribuídos pelo espaço europeu. Daí que faça falta na região um equipamento que construa esta ligação com a União Europeia e com esses países que recebem os nossos conterrâneos, na forma em que ele vai surgir", conclui o vereador.