O cérebro é uma das imagens fortes dos anúncios a concurso
Animação 3D nomeada para prémio de publicidade
Anúncios da UBI concorrem ao Cinenima

O festival de cinema Cinenima, a realizar em Espinho, seleccionou os anúncios televisivos de promoção à Universidade da Beira Interior para concorrer na categoria de Publicidade.


Por Daniel Sousa e Silva


"Não feches o cérebro num frasco - faz saltar a tampa" e "Apaixona-te por nós" são as frases-chave dos dois anúncios realizados em formato tridimensional no CyberCentro da Covilhã por Telmo Martins, jovem criador multimédia. "Tentou-se fazer uma comunicação muito breve, que ficasse retida na mente dos espectadores, daí as frases curtas e chamativas", explica.
Os spots publicitários que pretendiam dar a conhecer a UBI foram transmitidos, entre finais de Julho e meados de Agosto, na SIC, SIC Internacional e RTP2.
Na passada quarta feira foi tornada pública a selecção dos dois anúncios para concorrer, na categoria de Publicidade, no Festival Cinenima, em Espinho, entre 10 e 16 de Novembro.
"Os anúncios foram criados a partir de um programa informático de simulação da realidade", conta Telmo Martins.
Estes spots televisivos integraram a campanha publicitária da UBI intitulada "Razão e Coração", que contou ainda com cartazes de rua espalhados por várias cidades do País.
Com a selecção dos anúncios publicitários, é a terceira vez que Telmo Martins, funcionário do CyberCentro e aluno da UBI, vê trabalhos seus escolhidos para o festival de cinema de Espinho. O primeiro trabalho da jovem realizador da Covilhã a ser seleccionado para o festival foi o anúncio publicitário do Cybercentro. O filme "Karma", também uma produção em formato tridimensional, concedeu-lhe a segunda participação no certame.

"Olha"

O festival de cinema de Espinho seleccionou ainda uma produção de outro aluno da UBI. Carlos Oliveira, aluno do 4º ano de Design Multimédia, vai concorrer para a categoria de Jovem Cineasta Português com o vídeo clip "Olha". O realizador de apenas 21 anos considera a participação no festival uma "boa apresentação no mundo do cinema". "Olha" é a primeira experiência cinematográfica de Carlos Oliveira. "A temática do filme é o medo". O vídeo clip conta a história de um primeiro encontro entre duas pessoas. Carlos Oliveira pretende ilustrar "a exposição do receio de não conhecer as coisas como elas são ou de então serem exactamente o que se espera".