Rogério Palmeiro fotografa todos os alunos
Fotografia no acto de matrícula
"Poupar tempo"

Os alunos da UBI são, a partir deste ano lectivo, fotografados no acto de matrícula. A ideia é facilitar a criação de um processo escolar mais completo.


Por Daniel Sousa e Silva


A partir de agora, os alunos da UBI são fotografados no acto de matrícula. O objectivo é criar condições para que os docentes da instituição tenham o maior número possível de informações acerca dos seus alunos.
"Em vez da entrega habitual de fotos, que posteriormente, tinham de ser tratadas digitalmente, o novo procedimento permite que as fotografias dos alunos sejam integradas automaticamente no processo do aluno", elucida Rogério Palmeiro. O funcionário do Gabinete de Estágios da UBI é, de momento, o responsável por fotografar todos os alunos que se matriculem na UBI.
Carlos Melo Gonçalves, director dos Serviços Académicos, diz que "apenas se trata de acção normal de prática administrativa interna".
A fotografia digital no acto de matrícula passa a ser "operação habitual" a todos ao alunos. "Desta forma, os docentes vão ter informações mais detalhadas acerca dos alunos inscritos, para além do nome, as listagens vão incluir a fotografia do aluno", esclarece.
O sistema abrange todos os alunos da UBI, sendo que os novos alunos também vão ser incluídos na nova prática administrativa.
O processo da captação fotográfica digital é cíclico. Sempre que cinco alunos fazem o levantamento do boletim de matrícula, Rogério Palmeiro tira-lhes uma fotografia tipo passe que é automaticamente anexa ao processo do aluno.
A utilização das fotografias digitais pela Caixa Geral de Depósitos para a criação do cartão de aluno é outra finalidade do processo.