Animação social
Jovens dão "AFECTOS" a idosos

Os dias dos idosos da Covilhã vão passar a ser mais divertidos e preenchidos. A sede do Académico dos Penedos Altos acolhe, já em Outubro, a AFECTOS, uma iniciativa a levar a cabo por três jovens, que pretendem proporcionar à terceira idade várias actividades.

Andreia Reis
NC / Urbi et Orbi


AFECTOS é o nome do projecto que vai preencher os dias de todos os idosos da cidade. A funcionar na sede do Académico dos Penedos Altos, das 9 às 19 horas, o projecto tem como objectivo ocupar os tempos livres dos idosos através de um vasto leque de "actividades interessantes". Marisa e Carma Madeira e Emanuel Siveira são os promotores da AFECTOS. Atentos e preocupados em proporcionar animação e dar carinho áqueles que vivem sozinhos e não têm família, decidiram "deitar mãos à obra". "AFECTOS é, no fundo, dar carinho ao idoso e poder contribuir para que ele tenha momentos de felicidade, principalmente àqueles que têm uma vida triste e que passam dificuldades", explica Emanuel Silveira.
Pioneiro e inovador, o projecto pretende dar algo de diferente daquilo a que as pessoas desta faixa etária estão habituadas. "Queremos um funcionamento diferente dos Centros de Dia e dos Lares, pondo ao dispor dos idosos actividades variadas para que as suas vidas não se tornem monótonas", realça Emanuel. "Com esta iniciativa também pretendemos realizarmo-nos profissionalmente e oferecer um serviço à comunidade que nos possa contemplar a nível pessoal e contribuir para o bem estar dos outros", acrescenta.
Numa primeira fase, a AFECTOS receberá aqueles que se mostrem interessados. Com inscrições já abertas na sede do Académico dos Penedos Altos, Silveira revela que "o espaço dá para 25 a 30 pessoas", ou seja, "um limite máximo para que se possa desenvolver um trabalho de qualidade para todos". O jovem promete que em Outubro o projecto estará a funcionar. Abranger todos os idosos do concelho é o propósito final do AFECTOS. Porém, diz Emanuel, "no início, é normal que adiram mais os da cidade do que os das freguesias porque é difícil estes virem para os Penedos Altos". Mas a médio prazo, os promotores querem alargar a AFECTOS a todas as instituições de terceira idade do concelho. Para isso, está pensada a criação de uma equipa que aí se desloque. Estender o trabalho até ao Fundão é outros dos objectivos.

"Falta apoio financeiro"

Apesar de estar ainda numa fase de preparação, o projecto AFECTOS não deixa de parte a possibilidade de se poder vir a transformar numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). "Esta questão não está posta de lado até porque precisamos de todo o apoio financeiro, em especial do Centro Regional de Segurança Social", sublinha Emanuel Silveira. No entanto, esclarece, "a decisão foi a de não avançar, até porque criar uma IPSS é um processo extremamente moroso". Mas por existir escassez de apoios, isso não significa que os idosos vão ter que desembolsar uma quantia significativa. "As reformas, infelizmente são muito baixas, por isso vamos estabelecer uma percentagem justa para podermos estar abertos a todo o tipo de idosos. O que não significa que, se houver alguns que não possam pagar, não vamos fechar as portas", sossega Emanuel Silveira.
O jovem enaltece o contributo e apoio dados pelo presidente do Académico dos Penedos Altos, Carlos Silva. "Pôs-nos à vontade para tudo e, se não nos tivesse cedido as instalações, seria muito complicado estar a comprar ou a alugar um espaço", confessa. De facto, e em declarações ao NC, o dirigente associativo manifesta a sua satisfação por a colectividade ter sido escolhida para receber o AFECTOS. "O nosso dever é apoiar estes projectos. Oferecemos o espaço físico e logístico para dar também vida à colectividade e para chamar os idosos aos Penedos Altos", sublinha Carlos Silva.
Além do Académico, os promotores do AFECTOS também puderam contar com o apoio da direcção e dos formadores do Centro de Inovação Empresarial da Beira Interior (CIEBI), local onde o projecto começou a "nascer".






O que os idosos podem fazer



São várias as actividades que os idosos têm ao seu dispor durante as tardes no Académico dos Penedos Altos. Marisa Madeira revelou ao NC quais são os entretenimentos que podem tornar a terceira idade mais animada. "Temos artes decorativas, costura, estilismo e modelagem, culinária, ginástica geriátrica e alfabetização para dar aos idosos que não sabem, a oportunidade de aprenderem a escrever o seu nome". Para além destas, ainda há iniciação à informática e novas tecnologias, dramatização, jardinagem e interacção entre crianças, jovens e idosos. Segundo Marisa Madeira, esta última actividade tem por objectivo "trazer" o jardim de infância e a escola primária à sede do Académico dos Penedos Altos. Neste âmbito, é pretensão dos promotores do AFECTOS estabelecer um protocolo com estas escolas "para que as crianças possam lá ir, ter brincadeiras com os idosos e quem sabe arranjar um avô ou avó emprestada", esclarece, sorridente