O Ballet da Bielorússia fez as delícias de quem assistiu ao espectáculo
Ballet no Teatro Cine
Alegria vinda do Leste

O Ballet Nacional Folclórico da República da Bielorússia trouxe à Covilhã uma realidade mágica.


Por Daniel Sousa e Silva


[ver fotos]

As danças tradicionais da Bielorússia e países vizinhos subiram ao palco do Teatro Cine no passado dia 14, domingo. O Ballet Nacional Folclórico da República da Bielorússia trouxe à Covilhã cor, sorrisos e uma mostra etnográfica do seu país de origem e de países como a Rússia e a Letónia.
Os trajes tradicionais, vestidos originalmente em dias de feriado, são recriados pelos artistas, para enriquecer as suas coreografias características.
Numa mistura de momentos serenos, propícios à reflexão, com outros de imenso movimento e alegria rejubilante, o público presente no espectáculo pôde entrar numa realidade mágica.
A combinação entre a dança e a música ao vivo ofereceu aos espectadores um espectáculo bastante dinâmico. O intercalar entre a coreografia musicada e a diversão dos músicos em palco criou um ambiente de empatia entre Ballet e público.
Natália Silva assistiu ao espectáculo, considerando-o "uma visão de alegria e boa disposição".
Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, entidade organizadora do evento, afirma que o espectáculo do Ballet Nacional Folclórico da Bielorússia é "uma prova de testemunho em como é possível organizar-se espectáculos de grande qualidade". O edil adianta que é "algo que se tem vindo a fazer e se pretende continuar".
"O objectivo da CMC é oferecer à cidade cultura diversificada", defende o autarca. Quanto ao facto de o Teatro Cine da Covilhã não ter esgotado a lotação, o edil covilhanense contrapõe dizendo que "a lotação foi de cerca de 80 por cento, muito acima da média habitual deste género de iniciativas na província".
O preço dos bilhetes foi de 13 euros para o balcão e 15 euros para a plateia. Carlos Pinto afirma ser "o custo de se ver bons espectáculos".
Yevgeny Shtop, director da companhia de ballet, conta que o Ballet Nacional Folclórico da República da Bielorússia já esteve este ano em outras cidades portuguesas, como Castelo Marvão e Portimão. A nível internacional, a companhia já fez tournée na América do Sul e no Japão. "A companhia de ballet é profissional, por isso, a única forma de subsistir é graças ao financiamento do governo bielorusso", reconhece Yevgeny Shtop.