Sonho de Uma Noite de Verão




de Michael Hoffman



 

Por Sónia Almeida



Baseado na peça lírica de William Shakeaspeare "A Midsummer Night's Dream", o filme "Sonho de Uma Noite de Verão" ficciona a história de dois jovens enamorados impedidos de casar, que resolvem fugir.
O duque Theseus (David Strathairn) encontra-se perto de desposar Hipólita (Sophie Marceau), quando se vê na contingência de resolver um problema: Egeus (Bernard Hill) pretende invocar uma lei que obrigue Hermia (Anna Friel), filha de Theseus, a casar-se com Demetrius (Christian Bale), sob pena de, caso discorde, entrar para o convento. Todavia, Hermia ama Lysander (Dominic West) e está disposta a tornar-se freira só para não se entregar a um homem que não ama. Os dois enamorados não vislumbram outra solução para o seu problema senão a fuga.
Helena (Calista Flockhart), por sua vez desespera, pois ama Demetrius, sendo consciente de que, dificilmente, poderá desposá-lo. Helena inicia, pois, uma perseguição incessante a Demetrius, implorando-lhe o seu amor.
Enquanto os mortais procuram resolver estas diferenças, Oberon (Rupert Everett), o rei dos duendes que habitam a floresta, ordena a Puck (Stanley Tucci), um duende que o serve, que coloque filtros mágicos nos olhos dos mortais, de forma a resolver o problema. Puck, contudo, comete um erro - que aumenta ainda mais a confusão - ao utilizar uma poção mágica que faz com que qualquer pessoa se apaixone pelo primeiro ser vivo que lhe aparecer pela frente.
Aproveitando um desentendimento com Titania (Michelle Pfeiffer), a rainha das fadas, Oberon, socorrendo-se de referida poção, faz com que aquela se apaixone por Nick Bottom (Kevin Kline), um actor com cara de burro.
Num universo de fadas, elfos, príncipes, sonhos e gargalhadas, onde o amor atinge a sua forma mais onírica e divertida, "Sonho de Uma Noite de Verão" é uma história de amor que nos remete para o nosso imaginário infantil, no qual homens e seres sobrenaturais convivem em perfeita harmonia.