Uma visita obrigatória




Lisboa




Por João Rodrigues




Capital de Portugal e considerada pela UNESCO Património Mundial da Humanidade, foi em tempos o portão para a descoberta do mundo. Com muita história e beleza à mistura, Lisboa tem todos os ingredientes para uma visita agradável.
A realização da EXPO 98 que teve "Os Oceanos" como tema principal, atraiu pessoas de todos os cantos do mundo. Nos dias de hoje existe na área do evento o
Parque das Nações com infra-estruturas como o Oceanário, um dos melhores do mundo, os Jardins de Água, múltiplos pavilhões e o teleférico, que oferece uma viagem inesquecível. Uma das imagens de marca da cidade é o Terreiro do Paço, uma enorme praça com um arco situada na baixa lisboeta reconstruída pelo Marquês de Pombal após o tremor de terra de 1755.
Belém é o bairro mais famoso e lá encontram-se três dos monumentos emblemáticos da cidade, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém e o Monumento aos Descobrimentos com estátuas dos navegadores portugueses. Ainda neste bairro podemos apreciar os tão famosos pastéis de Belém.
Lisboa cresceu a partir do castelo de S. Jorge e foi-se alargando até à margem do maior rio ibérico, o Tejo. Este rio deu inspiração à arte lisboeta do azulejo e a cidade conserva os melhores azulejos da Europa.
Outros locais a visitar são o Elevador de Santa Justa que liga a baixa à parte superior da cidade e o Aqueduto das Águas Livres que percorre grande parte de Lisboa.
A cidade tem muitos museus dos quais se destacam o Museu dos Coches e da Marinha, o Museu Nacional de Arte Antiga, o Museu da Água e o Museu Nacional do Traje. O Centro Cultural de Belém é também um local a não perder. Nas zonas verdes o destaque vai para os jardins de Belém e da Estrela, o Parque Eduardo VII, o Zoo de Lisboa e a Zona Florestal de Monsanto. Entre os monumentos religiosos destacam-se a Basílica da Estrela, a igreja de Santa Engrácia e o Convento do Carmo. Entre os palácios destaca-se o da Ajuda e o Marqueses de Fronteira.
Lisboa possui o maior centro comercial da Europa, o Colombo e também a maior ponte, a Vasco da Gama com 18 Km de extensão. A cidade das sete colinas tem imensa beleza e história por conhecer merecendo por isso uma visita obrigatória.