O Nome da Rosa




de Jean-Jacques Annaud






















 

Por Sónia Almeida



Em 1327, em plena época renascentista, uma série de assassinatos, numa abadia do norte da Itália, conduzem Guilherme de Baskerville (Sean Connery) e o seu discípulo Adso de Melk (Christian Slater) a averiguar um enigma, que tem como pano de fundo os livros da biblioteca mais completa do mundo cristão. Aquela oculta a chave de todos os segredos e crimes que ocorrem ao longo do filme, escondendo um livro proibido, o segundo volume da Poética de Aristóteles, alegadamente sobre o riso.
Decidido a decifrar o mistério, Baskerville vê-se confrontado com a acusação de perpetrador dos crimes. Esta é feita por Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, que disposto a torturar todo e qualquer suspeito de heresia que tenha cometido os homicídios em nome do Diabo, não hesita em utilizar esta oportunidade contra o monge, que não é do seu inteiro agrado.
Retrato do quotidiano monacal de uma abadia dos tempos medievos, assim como das quezilas religiosas que se fazem sentir fora deste pequeno mundo, "O Nome da Rosa" apresenta, ainda, todos os ingredientes do romance policial, onde o suspense e o mistério se aliam a um enredo fascinante e aprisionante.