Concurso aberto
Treze interessados na construção da Faculdade de Medicina

As propostas para a construção da Faculdade de Medicina já foram abertas. Ao todo, são 13 os concorrentes. O Reitor da UBI, Santos Silva, acredita que a obra pode arrancar ainda este ano, junto ao Hospital Pêro da Covilhã.

Carla Loureiro
NC / Urbi et Orbi


Já foram abertas as propostas para a construção da Faculdade de Medicina da Universidade da Beira Interior (UBI). Ao todo, revela o Reitor, Manuel dos Santos Silva, foram 13 os consórcios e empresas a concorrerem. "Já houve duas sessões, mas é um processo complexo. Tem que se analisar toda a documentação entregue, o que é algo moroso, daí ainda não termos chegado à fase de abrir o valor das propostas", realça Santos Silva. Durante esta semana, o Reitor esperava chegar a essa fase, seguindo-se a análise das propostas por um júri, o qual irá adjudicar a obra a uma empresa ou consórcio. "Depois compete ao Ministério da Ciência e Ensino Superior autorizar esse passo pois o valor da obra não está dentro da competência do Reitor", explica Santos Silva, que acredita que a construção da infra-estrutura possa arrancar ainda este ano, ou o mais tardar no início de 2004. Enquanto o novo edifício a construir junto ao Hospital Pêro da Covilhã, e que se estende por área total de 16 mil metros quadrados, não está pronto, a licenciatura em Medicina continua a ser leccionada nas instalações da antiga Fábrica do Moço.
Para já, o curso prepara-se para receber, no presente ano lectivo, mais 75 alunos. Se bem que as vagas iniciais sejam 61 (e totalmente preenchidas na primeira fase de acesso ao Ensino Superior), Santos Silva revela que, por decisão do Ministério da Tutela, a UBI vai acolher mais 14 estudantes. "Esta situação resulta do facto de, no ano passado, ter havido vários alunos do Ensino Recorrente que tomaram o lugar daqueles que tinham o direito de ter entrado", esclarece o reitor da instituição.