A


Hélia Silva é professora do ensino secundário
Mestrado em Química
Estabelecer paralelismos

Hélia de Fátima Moura da Cunha e Silva apresentou uma tese na área bioquímica molecular.


Por Daniel Sousa e Silva


"Pesquisa pelo Método do Híbrido Duplo de Parceiros Moleculares da Proteína Humana Mob1". Este é o nome da tese de mestrado, apresentada, ontem, segunda feira, por Hélia de Fátima Moura da Cunha e Silva. A professora do ensino secundário no Barreiro veio à UBI conseguir um resultado de aprovado com a classificação de Muito Bom.
"Um dos objectivos do mestrado foi aprender mais coisas das que as que já conhecia, por isso a escolha deste tema", explica Hélia Silva.
A maior dificuldade na elaboração da tese deu-se "ao nível da clonagem". O estudo tem por fim "a compreensão de problemas celulares que muitas vezes não se entende como funcionam".
Hélia Silva afirma que, com este projecto, se conseguiu estabelecer um paralelismo entre uma proteína chamada Mob, existente em humanos, e a sua correspondente, existente na levedura. "Com o sistema de híbrido duplo, o resultado foram dois clones, que mostraram interacção com proteínas humanas ao nível da citocinese", decifra.
A professora garante uma continuação da investigação, uma vez que "tem todos os ingredientes para se conseguir um bom resultado".
O arguente da prova foi José António Henriques de Conde Belo. O júri de avaliação da tese foi constituído por Álvaro Augusto Marques Tavares, professor auxiliar do Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, José António Henriques de Conde Belo, professor auxiliar da Universidade do Algarve e Joaquim Pedro Costa da Silva, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior.