Número no futuro próximo
Pensar a Psicologia

O Departamento de Psicologia e Educação da UBI vai lançar, em meados de Outubro, um novo número de "Psicologia e Educação", a revista do departamento.

Por Daniel Sousa e Silva


Está marcado para meados de Outubro o lançamento de um novo número da revista "Psicologia e Educação", do Departamento de Psicologia e Educação da UBI. Maria da Graça Esgalhado, membro do Coordenação Editorial da revista e docente da UBI, garante tratar-se de "um número espectacular".
Um estudo nacional de validação e aferição de uma bateria de provas de raciocínio, relacionado com um instrumento de avaliação psicológica do raciocínio, realizado a partir de respostas de 2167 jovens, e um estudo no campo da inteligência "no melhor que se faz no campo da psicometria" são exemplos das temáticas abordadas em artigos do futuro número.
Um conjunto de trabalhos de investigadores estrangeiros vai integrar, também, a publicação: a título de exemplo, existem escritos de investigadores espanhóis e ingleses, adaptados de artigos de alunos, artigos realizados em conjunto por investigadores portugueses e espanhóis, em que se faz uma "nova abordagem paradigmática a nível da memória", enquanto que, em outro artigo, se reflecte sobre o campo da atenção e patologias alimentares.
Na revista participam quatro docentes do Departamento de Psicologia e Educação. Um deles escreve um artigo em que, nas palavras de Maria da Graça Esgalhado, "se faz referência a questões sobre a educação e o papel do professor".