José Geraldes

Os sete pecados

A sociedade portuguesa não oferece oportunidades iguais a todos os cidadãos. Parafraseando uma expressão conhecida de George Orwell "há uns portugueses mais iguais do que outros"
.

A Carta Pastoral sobre o bem comum da autoria dos bispos portugueses é um alerta não só para os cristãos comodistas mas também para a sociedade portuguesa. A identificação de "algumas atitudes e linhas de comportamento" apresenta um retrato completo de situações chamadas "pecados sociais".
Para muita gente a palavra pecado evoca medos recalcados quando, afinal, se trata de um desvio do caminho que deve levar à perfeição. Ou seja, o pecado é a recusa de um bem superior que Deus nos oferece. E que concorre para a realização do ser humano que pode chegar até à santidade.
No passado, dava-se maior importância ao pecado dito individual e não se acentuava a sua projecção na comunidade. Ora toda a falta pessoal tem uma dimensão social. E põe em causa o bem de todos, isto é, o bem comum.
O documento dos bispos acentua esta dimensão social de comportamentos individuais. E aponta sete casos em que a dimensão social vem ao de cima.
O primeiro refere-se ao "egoísmo individualista". Egoísmo pessoal mas também de grupos que só vislumbram os seus interesses corporativos. Quem olha para os outros com vontade de perder tempo com eles e os ajudar a resolver os seus problemas?
O segundo caso prende-se com o consumismo. As famílias endividam-se sem precaverem o futuro. Os ricos tornam-se mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. O facto está a verificar-se na sociedade portuguesa. Dados internacionais ultimamente vindos a público confirmam a realidade.
O terceiro pecado social denunciado pelos bispos é a corrupção que cresce desmesuradamente. A corrupção aparece catalogada como "verdadeira estrutura de pecado social". Depois do 25 de Abril de 1974, foi criado o organismo Alta Autoridade contra a Corrupção. Seria interessante publicar, agora, os seus relatórios. A corrupção não foi eliminada e floresce a todos os níveis e classes sociais. É um cancro na sociedade portuguesa.